28 de abril de 2022

Plauto homenageia Otto Cunha, Júnior Durski e Frans Borg com título de Cidadania do PR

Divulgação

O deputado estadual Plauto Miró Guimarães Filho propôs três Projetos de Lei que concede de títulos de cidadania para pessoas que exercem papel relevante na sociedade.

O deputado estadual Plauto Miró Guimarães Filho (UB) propôs três Projetos de Lei que concede de títulos de cidadania para pessoas que exercem papel relevante na sociedade.

Um dos homenageados é Otto Santos Cunha, ex-prefeito de Ponta Grossa, que receberá o Título de Cidadão Benemérito do Paraná, dado às pessoas que nasceram no Estado, em reconhecimento aos serviços prestados como empresário, político e filantropo. Durante esta semana o Projeto de Lei, apresentado pelo deputado Plauto Miró Guimarães, que concede a honraria, foi aprovado no Plenário da Assembleia Legislativa.

Plauto justificou a homenagem ao relatar detalhes da trajetória de Otto Cunha como prefeito. “Ele inovou a gestão pública ao incentivar a criação das Associações de Moradores. O deputado também enfatizou o trabalho que o ex-prefeito desenvolve como membro da provedoria da Santa Casa de Misericórdia.

Outro título de cidadania benemérita é destinado ao empresário Luiz Renato Durski Júnior, mais conhecido nos meios empresarial e gastronômico como chef Júnior Durski. Para o deputado, o advogado e empresário venceu obstáculos a partir da persistência e da força de vontade. “É um empreendedor nato que desde muito jovem, buscou conquistar o sucesso, com muita determinação e esforço”.

Plauto também está apresentando o Projeto de Lei que concede o Título de Cidadania Honorária, destinado às pessoas que nasceram fora do Estado, para o agropecuarista Frans Borg. Nasceu na Holanda, mas chegou ao Brasil ainda criança. Ele se estabeleceu em Castro e além de se dedicar à agropecuária, foi um entusiasta do cooperativismo, tanto que, por 24 anos, esteve à frente da Cooperativa Castrolanda.

“Para mim, Frans Borg é um exemplo de dedicação. Não é por menos que ele se tornou umas personalidades mais influentes do agronegócio brasileiro”, destaca o deputado. Borg também é cidadão honorário de Castro, uma das homenagens que recebeu ao deixar a administração da Castrolanda.

OTTO SANTOS CUNHA – Otto é pontagrossense e tem 85 anos. Foi prefeito da cidade entre os anos de 1983 e 1988. Além da incentivar a formação das associações de bairro, criou o parque de exposições da cidade e deu ênfase aos setores econômicos da indústria, turismo e agropecuária criando secretarias específicas.

Em 1990 foi eleito deputado federal. Recebeu a Comenda do Pinheiro em 2017, uma das altas honrarias do Paraná, que é outorgada às pessoas que se destacam pelas atividades que exercem em prol do estado. Atualmente, Otto compõe o conselho de provedores da Santa Casa de Misericórdia de Ponta Grossa.

JÚNIOR DURSKI – Nasceu em Prudentópolis, na região Centro Sul do Estado. Tem 60 anos e é formado em Direito. Passou parte da infância em Ponta Grossa. Ao retornar à cidade natal, foi eleito vereador com apenas 20 anos. Aos 22 anos, passou a empreender no ramo madeireiro.

Em 1999 ingressou no ramo gastronômico abrindo o Restaurante Durski que funciona até hoje em Curitiba.  Em 2005 iniciou o seu mais conhecido projeto, uma rede de restaurantes steakhousecom lojas espalhadas em diversas cidades do país. A produção é toda centralizada em uma cozinha com mais de 15 mil metros quadrados em Ponta Grossa.

FRANS BORG – Borg nasceu em 1951 em Bourtage, na Holanda. Aos dois anos veio com a família para Castro. Começou a trabalhar na Cooperativa Castrolanda em 1975, um ano após se formar em Agronomia.

Em 1992 assumiu a cadeira de vice-presidente do Conselho de Administração da Castrolanda. Em 1996, assumiu a presidência da cooperativa, cargo que ocupou por 24 anos. O trabalho que desempenhou juntamente com outros cooperados e produtores rurais garantiu a Castro a denominação de Capital Nacional do Leite. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Arquivo

25 de novembro de 2024

Aliel Machado viabiliza a construção de 280 novas casas populares no Paraná

Divulgação

25 de novembro de 2024

UEPG realiza PSS 2024 com mais de 14 mil candidatos

Arquivo

25 de novembro de 2024

Esposa de Guilherme Becher morto por Neto Fadel faz depoimento emocionante de despedida

Arquivo

25 de novembro de 2024

Elizabeth fará mudanças também no segundo escalão

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos