12 de abril de 2022

UEPG realiza eleições da reitoria para mais de 11 mil pessoas amanhã

Arquivo

Na avaliação de 2024, a UEPG subiu posições em onze Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS).

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) realiza amanhã, 13, as eleições para a Reitoria (2022-2026) para alunos, professores e agentes universitários. A instituição espera 11.267 pessoas para votarem nos Campus Central, Uvaranas e Hospital Universitário. No último sábado, 09, 1.704 alunos da educação a distância e polo presencial de Telêmaco Borba estiveram aptos a votar. O total de votos válidos e abstenções será conhecido na noite de amanhã, a partir das 22h, na apuração pública dos votos, que acontecerá no Ginásio de Esportes do Curso de Educação Física, em Uvaranas. O resultado será transmitido ao vivo na página do Facebook da UEPG.

Nesta eleição, concorrem ao pleito a Chapa 1 – ‘UEPG – O importante é você’, com o candidato a reitor Everson Augusto Krum e vice-reitor Vanderlei Schneider Lima; e Chapa 2 – ‘Sempre UEPG’, com reitor Miguel Sanches Neto e vice-reitor Ivo Mottin Demiate. No Campus Uvaranas, estão aptos a votar 6448 pessoas – 621 docentes; 530 agentes universitários e 5297 acadêmicos. No Campus Central, são aguardadas 4466 pessoas – 4011 acadêmicos; 138 agentes universitários e 317 docentes. Também são esperados 353 servidores do Hospital Universitário da UEPG. O exercício do voto é facultativo para discentes, já para professores e agentes universitários (efetivos ou temporários) o voto é obrigatório.

O presidente da Comissão Eleitoral, João Irineu de Resende Miranda, explica que a Comissão é formada por representantes de todos os setores da Universidade e por membros indicados pelas chapas que concorrem nesta consulta. O objetivo da Comissão é organizar a infraestrutura da eleição e garantir que todo o processo de escolha ocorra dentro da legalidade. “O que vai acontecer nesta quarta-feira é um ato de gestão democrática, que existe na UEPG há quase 40 anos, onde professores, funcionários e acadêmicos indicam quem eles querem como reitor quem vai administrar e representar a UEPG pelos próximos quatro anos”, adiciona.

VOTAÇÃO – A votação ocorre em três turnos – manhã (das 9h às 13h), tarde (das 13h às 17h) e noite (das 17h às 21h). No Campus Central, as votações ocorrem no Bloco A e Bloco B. Em Uvaranas, haverá urnas de votação no Bloco F, Bloco M, PDE e Central de Salas. Os agentes do Hospital Universitário terão à disposição uma urna no prédio do HU, em Uvaranas. Os locais de votação e ensalamento de cada membro da comunidade universitária pode ser visto AQUI. No local de votação, o eleitor deverá apresentar qualquer documento expedido por órgão oficial com fotografia, assinar a lista de presença e votar na urna eletrônica, respeitando a ordem de chegada dos eleitores.

O cálculo dos votos acontece por meio da expressão ponderada, considerando o peso dos votos dos alunos, professores e agentes. A expressão consta no art. 73, conforme estabelecido pela Resolução Universitária nº 36/2009. Será considerada vencedora a chapa que obtiver o maior valor numérico no cálculo da expressão. Encerrada a apuração, a Comissão Eleitoral encaminhará o resultado da consulta ao Conselho Universitário para homologação. Após isso, o resultado com os nomes da chapa vencedora serão encaminhados ao Governador do Estado para nomeação.

HISTÓRICO – A gestão dos próximos quatro anos será a 14ª em vigência na UEPG, visto que a primeira iniciou em 06 de maio de 1970, com o professor Álvaro Augusto Cunha Rocha no cargo de reitor e o professor Odeni Villaca Mongruel, para o cargo de vice-reitor. A próxima gestão inicia em 1 setembro de 2022 e finaliza em 31 de agosto de 2026. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Arquivo

25 de novembro de 2024

Aliel Machado viabiliza a construção de 280 novas casas populares no Paraná

Divulgação

25 de novembro de 2024

UEPG realiza PSS 2024 com mais de 14 mil candidatos

Arquivo

25 de novembro de 2024

Esposa de Guilherme Becher morto por Neto Fadel faz depoimento emocionante de despedida

Arquivo

25 de novembro de 2024

Elizabeth fará mudanças também no segundo escalão

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos