Gestantes que tinham que se descolar para outras cidades para realizar o exame, agora poderão fazê-lo em Tibagi
A Prefeitura de Tibagi, através da Secretaria Municipal de Saúde, firmou convênio no início da semana com a Clínica Metra, para realização de exames de ultrassom no município. A partir da próxima semana o agendamento já estará disponível e pacientes que precisarem fazer o procedimento não terão mais que se deslocar até outro município.
O secretário municipal de Saúde, Wilson Silva, disse que o convênio faz parte do objetivo da secretaria de diminuir os encaminhamentos de pacientes para outras cidades da região. “A nossa intenção é conseguir atender o maior número de pessoas que pudermos aqui na cidade mesmo. É mais seguro e confortável para o paciente, que não precisará viajar para realizar procedimentos simples, como é o caso do ultrassom. É uma ótima notícia para as gestantes, principalmente, que a partir de agora poderão acompanhar a gravidez com mais tranqüilidade”, afirma o secretário.
A Secretaria de Saúde também investiu na contratação de mais especialistas para suprir a demanda da cidade. Hoje Tibagi conta 15 médicos no total, entre eles, clínicos geral, psiquiatra, cardiologista, ginecologista, pediatras e neurologista. Mais um setor que ganhou reforço recentemente foi o de fisioterapia, que agora tem três profissionais, o que vai aumentar o número de atendimentos e também melhorar os tratamentos domiciliares, que antes eram prejudicados pela falta de profissionais.
Silva lembrou que o tibagiano também conta com o trabalho de psicólogos, que podem ser procurados pelo paciente sem a necessidade de encaminhamento. Os atendimentos também estão sendo feitos aos sábados. “A clínica de psicologia é para atender aquelas pessoas que sentem necessidade de um tratamento psicológico, mas não precisam de atendimento médico. É só fazer o agendamento diretamente nas unidades”, conta. Outros serviços oferecidos são os plantões noturnos das clínicas odontológicas. O horário diferenciado, das 18 às 20 horas, é para atender a população que não consegue procurar o serviço em horário comercial. (Com assessoria)