24 de março de 2022

Prefeitura de PG e Observatório Social avançam com ferramentas de transparência

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Durante o encontro, foi criado o comitê interinstitucional de transparência, composto por representantes do Executivo e do Observatório, e estabelecidos padrões e passos para amplificar o processo de agilização das informações da gestão para acompanhamento e controle público.

Reunião ontem, 23, entre representantes da administração municipal e do Observatório Social de Ponta Grossa levou a um novo patamar o processo de implantação de ferramentas de transparência de gestão pública em Ponta Grossa. Participaram do encontro o Controlador-Geral do Município, Juliano Jaronski; a secretária de Administração e Recursos Humanos, Cliciane Garczareck; o secretário de Fazenda, Cláudio Grokoviski; a presidente da Agência de Inovação e Desenvolvimento, Tonia Mansani; o procurador-geral do Município, Gustavo Schemim da Matta, e o chefe de Gabinete, Edgar Hampf. Pelo Observatório, participaram o presidente Henrique Henneberg, juntamente com os membros da diretoria.

Durante o encontro, foi criado o comitê interinstitucional de transparência, composto por representantes do Executivo e do Observatório, e estabelecidos padrões e passos para amplificar o processo de agilização das informações da gestão para acompanhamento e controle público.

“Com a criação do Comitê, o Observatório Social vai poder ajudar com a sua experiência que teve em outros municípios. Demos um primeiro passo para contribuir com a gestão e a com transparência pública”, avalia o presidente do Observatório Social, Henrique Henneberg.

De acordo com o procurador-geral do Município, Gustavo Schemim da Matta, “o grande objetivo na implantação de melhorias na transparência da gestão pública de Ponta Grossa é, em primeiro, a manutenção da confiança das partes interessadas e possibilitar o acompanhamento e a avaliação das atividades desenvolvidas pelos órgãos e entidades da administração municipal. Além, é claro, de proporcionar um ambiente de legalidade, ética, moralidade, confiança mútua, probidade, eficiência, transparência e sujeição ao interesse público, o que contribuirá para a melhoria contínua do bem-estar ético-sustentável e da efetividade da prestação dos serviços públicos municipal”.

Segundo a presidente da Agência de Inovação e Desenvolvimento, Tonia Mansani, “para construção de uma cidade inteligente, a transparência sempre será pauta relevante e em contínua construção, tendo a participação e o diálogo com a sociedade no curso do planejamento das políticas públicas, na prestação dos serviços públicos com foco no usuário, na fiscalização do governo realizada em primeiro lugar pelo cidadão, e na simplificação das interações com órgãos e entidades públicas. A tecnologia e ferramentas são indispensáveis para aproximar estes atores, visto a importância dessa aproximação com o Observatório para implantação. E a agência de inovação e desenvolvimento está ativamente participando desta construção”. (Com assessoria)


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