22 de março de 2022

Elizabeth e Luciana Saito inauguram Casa da Mulher

Divulgação

Local servirá para acolhimento de mulheres vítimas de violência.

A Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal da Família e do Desenvolvimento Social (SMFDS), da Fundação de Assistência Social (FASPG) e da Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Pública (SMCSP), inaugurou hoje, 22, a Casa da Mulher. O espaço é destinado a prestar acolhimento e atendimento às mulheres em situação de violência, proporcionando atendimento psicológico e social, além de orientação e encaminhamentos jurídicos, contribuindo para o fortalecimento da mulher e rompimento do ciclo de violência.

A prefeita Elizabeth Schmidt (PSD) comenta que a Casa da Mulher atuará na articulação com as instituições governamentais e não governamentais que integram a Rede de Proteção à Mulher do Município de Ponta Grossa. “Promover a segurança das mulheres, todas elas, é nossa obrigação. Como mãe, como prefeita e como mulher. Por isso estamos intensificando a ação da Patrulha Maria da Penha, melhoramos o sistema de botão do pânico e agora estamos ampliando o acolhimento a toda mulher vítima de violência”, destaca Elizabeth.

Presente no evento, a primeira dama do Estado, Luciana Saito Massa, relatou que nesta semana foi lançado o Plano Estadual dos Direitos da Mulher, uma conquista para o Paraná e que será trabalhado arduamente para que este plano cumpra com seus objetivos. “Entendemos que quando a violência atinge a mulher, não atinge somente ela, mas também atinge os filhos e a família como um todo. Este problema não é somente de nós mulheres, mas de toda a sociedade”, disse Luciana.

A secretária municipal da Família e do Desenvolvimento Social, Simone Kaminski Oliveira, comenta que a Casa está cumprindo o dever de romper com a cultura contra a violência que atinge as mulheres e as famílias da nossa cidade. “Já tivemos inúmeros avanços, mas somente através de políticas públicas que garantam não somente a proteção, mas a prevenção e a emancipação das mulheres, é que iremos conseguir transformar a realidade cultural e sistémica do nosso país”, falou Simone.

A presidente da Fundação de Assistência Social de Ponta Grossa (FASPG), Vinya Mara Oliveira, disse que é de conhecimento que a violência é um problema estrutural e coletivo, e para tanto, é buscado mostrar para estas mulheres, que elas não estão sozinhas nesta luta. “É chegado o momento de promover o empoderamento das mulheres e meninas, através da estruturação e reestruturação de políticas concretas e uma legislação que de fato, venha a coibir as violações de direitos. Precisamos incentivar todas as mulheres que passam por essa situação de violência que não tenham medo e denunciem para que cada vez mais possamos combater e evitar todo e qualquer tipo de crime contra a mulher”, avalia Vinya.

Além dos serviços de acolhimento psicológico e social disponíveis na Casa, o espaço também receberá as equipes da Patrulha Maria da Penha, que atualmente acompanham 610 mulheres com medidas protetivas em vigência no Município. “A inclusão da Patrulha Maria da Penha junto à estrutura das equipes da Casa da Mulher irá promover um atendimento mais amplo, eficiente e humanizado para as mulheres em situação de vulnerabilidade e que buscam o atendimento e apoio do Município no intuito de saírem dessa situação. Sendo assim, tenho certeza que a Casa da Mulher irá fortalecer ainda mais rede de proteção às mulheres em Ponta Grossa”, finaliza a secretária de Cidadania e Segurança Pública, Tânia Sviercoski.

A Casa da Mulher inicia os atendimentos nesta quinta-feira, 24, das 9 às 17 horas e está localizada na Rua Theodoro Rosas, nº 1651, no Centro. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Arquivo

25 de novembro de 2024

Aliel Machado viabiliza a construção de 280 novas casas populares no Paraná

Divulgação

25 de novembro de 2024

UEPG realiza PSS 2024 com mais de 14 mil candidatos

Arquivo

25 de novembro de 2024

Esposa de Guilherme Becher morto por Neto Fadel faz depoimento emocionante de despedida

Arquivo

25 de novembro de 2024

Elizabeth fará mudanças também no segundo escalão

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos