10 de março de 2022

Sempre UEPG lança candidatura à reitoria da Universidade

Divulgação

Os professores Miguel Sanches Neto e Ivo Mottin Demiate são candidatos à reitoria da Universidade Estadual de Ponta Grossa, nas eleições que acontecem em 09 e 13 de abril.

Uma Universidade moderna para avançar sempre. É essa a proposta da chapa Sempre UEPG, lançada oficialmente na noite de pntem, 09. Os professores Miguel Sanches Neto e Ivo Mottin Demiate são candidatos à reitoria da Universidade Estadual de Ponta Grossa, nas eleições que acontecem em 09 e 13 de abril.

O evento aconteceu na sede urbana da Associação Brasileira de Odontologia (ABO) e contou com a presença dos candidatos e de apoiadores. O auditório lotado e os discursos otimistas deram o tom para a reunião. “Fico feliz por termos casa cheia de pessoas que defendem a universidade pública brasileira, defendem a UEPG, defendem os Campos Gerais”, comemorou Sanches.

O candidato a reitor ressaltou a importância da trajetória histórica da Universidade e da percepção de que esta não pertence ao reitor do momento, mas àqueles que construíram e constroem sua história. “A UEPG foi a melhor coisa que aconteceu na minha vida. Todos nós, que passamos pela Universidade, temos esse sentimento de pertencimento, que nos move”, enfatizou. “Sempre UEPG, sempre unidos pela UEPG”.

“A UEPG tem que ser protagonista, porque tem um papel importante na solução dos problemas da região”, destacou o candidato a vice-reitor, Ivo Demiate. Para a gestão 2022-2026, os candidatos trazem a experiência de administrar a UEPG e seus órgãos, como os Hospitais Universitários, durante a pandemia de Covid-19, além de décadas de trabalho na instituição e experiência em gestão. Além da trajetória de amizade e da dedicação exclusiva à UEPG por mais de 25 anos, os candidatos têm em comum a escolha por uma gestão democrática e participativa. “As decisões colegiadas precisam ser respeitadas sempre”, apontou Demiate.

Nos discursos de apoiadores, o principal ponto em comum foi a defesa de uma gestão aberta ao diálogo. Segundo Rafael Quadros, servidor da UEPG, essa abertura é o que o leva a apoiar a candidatura. “Para mim, a Reitoria era uma sala no segundo andar, com a qual não tínhamos contato. Nessa gestão, percebi que tínhamos acesso para conversar e debater. Hoje, sei que podemos tratar de qualquer assunto”.

A chapa disponibilizou um caderno com obras e realizações da gestão 2018-2022 (disponível, na íntegra, no link: https://qrco.de/bcp4mv). A partir do mote “nenhuma obra parada”, a gestão deu continuidade, finalizou e entregou projetos que estavam há anos em andamento, além de realizar novas obras e novos projetos. Dentre as realizações, está a criação da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), órgão dedicado à assistência estudantil e ações afirmativas; além de investimentos em equipamentos, infraestrutura e laboratórios para trazer conforto a alunos, professores e servidores.

Os comitês da chapa Sempre UEPG ficam em Uvaranas, na Carlos Cavalcanti, 4260; e na Rua Bonifácio Vilela, 453, espaço cedido por um apoiador da candidatura.

MIGUEL SANCHES NETO

O candidato a reitor é professor-associado do Departamento de Literatura da UEPG. Miguel Sanches Neto cursou Letras na FAFIMAN (1984-1986), especializando-se em Literatura Brasileira na PUC-Curitiba (1989). Mestre em Teoria Literária pela UFSC (1990-1992), ingressou na UEPG em 1993, tendo sido já neste ano o primeiro professor TIDE por pesquisa do Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. É doutor em Letras pela Unicamp (1994-1998), com estágio de pós-doutoramento na Universidade do Minho (2015-2016) – sempre como bolsista Capes.

Tem uma extensa ficha de serviços prestados à gestão pública e um histórico ininterrupto de dedicação à educação e à Universidade Pública, desde a participação no movimento estudantil, nos tempos de estudante no Colégio Agrícola de Campo Mourão. Ocupou os cargos de Editor da Editora da UEPG (1998), Diretor-Presidente da Imprensa Oficial do Estado do Paraná (1999-2002), Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-graduação (2002-2003) e Pró-Reitor de Extensão e Assuntos Culturais da UEPG (2006-2010). Em 2014, concorreu à reitoria da UEPG, ficando em segundo lugar, com uma diferença de pouco mais de 3% dos votos. Em 2018 foi eleito reitor, pautando sua gestão pela seriedade, pela visão humanista, pelo respeito às decisões colegiadas, pela modernização administrativa e dedicação integral às funções do cargo.

Recebeu, entre outros, os prêmios Cruz e Sousa (2002) e Binacional das Artes e da Cultura Brasil-Argentina (2005). Conta com dezenas de livros publicados. Vice-presidente da rede Zicosur, que congrega Universidades Públicas da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Peru, recebeu em 2014 a comenda da Ordem Estadual do Pinheiro, a mais alta honraria do Estado do Paraná.

IVO MOTTIN DEMIATE

O professor Ivo Demiate tem 27 anos de dedicação à Universidade. É Professor Associado C da UEPG e bolsista Produtividade em Pesquisa nível 2 do CNPq. Graduado em Agronomia pela instituição, mestre pela Universidade de São Paulo (USP/ESALQ), doutor pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), hoje atua no Departamento de Engenharia de Alimentos. Participou de curso técnico no Japão, com bolsa, na Agência Japonesa de Cooperação Internacional/JICA; estágio sanduíche no exterior (bolsa da CAPES), realizando pesquisas no Centro Nacional de Pesquisa Científica / Universidade de Lille (CNRS) e Centro de Cooperação Internacional em Pesquisa Agrícola para o Desenvolvimento (CIRAD/Montpellier), na França; e pós-doutorado no exterior, na Iowa State University/ISU (EUA), com bolsa da CAPES.

Já ministrou disciplinas para os cursos de Agronomia, Ciências Biológicas, Farmácia e Engenharia de Alimentos. Sempre atuou como docente 40 h com TIDE e participou ativamente na criação dos Cursos de Mestrado (2003) e Doutorado (2015) em Ciência e Tecnologia de Alimentos.

Na gestão universitária, ocupou os cargos de Chefe do Departamento, Coordenador de Programa de Pós-Graduação, Diretor de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (09/2006-08/2010), Pró-Reitor de Planejamento (09/2018-01/2019) e Pró-Reitor de Assuntos Administrativos (02/2019-atual). É, também, membro do Comitê Assessor da Área de Ciências Agrárias da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná (período 07/2009 a 07/2012; 2017-2019; 2020-2024). (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Arquivo

26 de novembro de 2024

Assembleia Legislativa do Paraná devolveu R$ 432 milhões aos cofres públicos em 2024

Arquivo

26 de novembro de 2024

Familiares de Guilherme Becher morto por Neto Fadel irão depor amanhã na Polícia

Criado com uso de IA

26 de novembro de 2024

O vigarista que caiu no conto do vigário

Arquivo

25 de novembro de 2024

Aliel Machado viabiliza a construção de 280 novas casas populares no Paraná

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos