4 de março de 2022

Tibagi recebe gestores do Estado e região

Arquivo

Prefeitos da região dos Campos Gerais já podem aderir ao projeto de Fortalecimento da Rede Estratégia ODS e ao Programa Cidades Sustentáveis.

As ações desenvolvidas no Paraná em prol do desenvolvimento sustentável tiveram destaque hoje, 04, durante a segunda reunião ordinária da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) em Tibagi. O secretário de Estado de Desenvolvimento Sustentável e Turismo, Márcio Nunes, foi um dos convidados e explanou sobre alguns dos programas de Governo e também ações simples, que a própria população pode fazer em prol da sustentabilidade. “Se cada um fizer a sua parte, conseguimos resolver o problema que estamos vivenciando”, disse, destacando que “não existe um planeta B”.

O presidente da AMCG e prefeito de Castro, Moacyr Fadel Júnior, ressaltou a relevância dos Campos Gerais, tanto no quesito do desenvolvimento sustentável, quanto na área do turismo, na qual Nunes está à frente no Estado. “Nós somos exemplo para o Paraná e para o Brasil”, avalia, citando a diversidade de atrativos na região.

O anfitrião do evento, prefeito de Tibagi, Arthur Nolte – “Butina”, aproveitou a presença do secretário para solicitar apoio quanto à concessão do Parque Estadual do Guartelá, que deve contar com nova consulta pública no próximo dia 28. “A concessão só tem a somar para a atividade turística no Estado do Paraná”, destaca, lembrando dos empregos e dos recursos gerados pelo turismo.

Os programas “Descomplica Rural”, “Energia Sustentável” e “Proceu”, além do plantio de árvores nativas em todo o Estado também foram citados pelo secretário estadual em sua apresentação “Sustentabilidade e Simplicidade”. Para Nunes, o Descomplica vem minimizando a burocracia para a instalação de empresas, mas com a segurança técnica e jurídica para garantir a conservação do meio ambiente.

Já o programa de geração de energia limpa triplicou no Estado o uso da energia solar e vem incentivando a energia proveniente do biogás. Por fim, o secretário destacou o Proceu, “o maior programa de combate a erosão urbana do mundo” que vem sendo desenvolvido no Estado.

REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA – Para apresentar o programa “Moradia Legal” do Tribunal de Justiça do Paraná, o desembargador Abraham Lincoln Calixto foi convidado. Municípios como Ponta Grossa, Castro e Piraí do Sul já estão se beneficiando com a regularização de moradias. “O desembargador vem fazendo um trabalho único no Paraná. Todos os municípios precisam legalizar a questão fundiária”, aponta o presidente da AMCG.

Para Fadel, ações que visem o bem-estar da comunidade devem sempre estar em primeiro lugar nos governos. “A administração pública é feita para ajudar as pessoas de bem. É isso que mais satisfaz nós gestores”, avalia.

Sem despesas e com a orientação do TJ, o programa vem ajudando a dar uma moradia digna para as pessoas. “Conseguimos fazer um programa inigualável no mundo. Observando o código civil”, exulta o desembargador, lembrando ainda que tudo o que se refere à moradia urbana está contemplado. Para o juiz coordenador do Moradia Legal, Ricardo Piovesan, “os prefeitos devem adotar o programa para levar a cidadania e humanidade para as pessoas que necessitam”. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

26 de novembro de 2024

Lote 3 prevê novos contornos de 42 km em Ponta Grossa e viadutos na BR-376

Divulgação

26 de novembro de 2024

Hospital Universitário da UEPG inicia cirurgias de mutirão de ortopedia

Arquivo

26 de novembro de 2024

Assembleia Legislativa do Paraná devolveu R$ 432 milhões aos cofres públicos em 2024

Arquivo

26 de novembro de 2024

Familiares de Guilherme Becher morto por Neto Fadel irão depor amanhã na Polícia

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos