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Há um ano, o sistema terceirizado migrou para a Administração Municipal gerando economia.
O Serviço 156, ferramenta de acesso telefônico e on-line da Prefeitura, completa em fevereiro um ano de funcionamento, após migração do sistema para Administração Municipal. No decorrer de 2021, a Prefeitura atendeu 86% das solicitações registradas. Trocas de lâmpadas é o serviço com mais chamados efetuados pela população.
Durante o ano de 2021, a Prefeitura de Ponta Grossa recebeu 14.285 chamados pelo Sistema 156, tanto por telefone, quanto pela internet. Foram 10.430 solicitações, 99 sugestões. 2.375 denúncias e 1.381 reclamações. Dentre esta demanda, a Prefeitura atendeu 86% delas, enquanto 14% ainda estão em andamento.
Comparado com 2020, no ano passado, a Prefeitura atendeu praticamente 10% a mais de demandas da população, em um cenário com aproximadamente 1.500 solicitações a menos do que registrado no ano anterior.
Entre os bairros com mais demandas registradas está Uvaranas com 14,92%, seguido pelo Contorno com 9,17%, Cará-Cará com 6,87%, Chapada com 6,56% e o Jardim Carvalho com 6,43%.
De acordo com a prefeita Elizabeth Schmidt, estes dados serão usados para pensar a cidade e atender os bairros que mais estão precisando. “Além disso, atendimento de 86% das ocorrências registradas pelos munícipes demonstra que o trabalho da Prefeitura busca contemplar o máximo possível das necessidades da população”, destaca a prefeita.
O relatório produzido pela Ouvidoria Municipal aponta que a maioria das solicitações é na área de iluminação pública com 54% das ocorrências registradas em 2021, seguido pelas reclamações de buracos nas ruas com apenas 5,6% do montante geral, enquanto denúncias para fiscalização equivalem a 3% do volume total, enquanto pedido de asfalto e manutenção de ruas de terra, somados representam 2,19% dos contatos efetuados pelos cidadãos pelo 156. “A gestão pública moderna deve trabalhar baseada em evidências e a estatísticas como estas, que auxiliam na busca e na aplicação de investimentos. Por isso, a participação da população nas solicitações de serviços, nas denuncias e até mesmo nas reclamações agregam para uma administração municipal mais assertiva”, avalia a prefeita.
O relatório aponta que o dia em que mais são registradas ocorrências pelo 156 on-line e telefônico é na segunda-feira, com 20,16% do total no ano. Enquanto o domingo é o dia com menos registros com 2,67% das solicitações, denúncias e reclamações.
A secretária municipal de Administração e Recursos Humanos, Cliciane Lucia Garczarek, aponta que esse serviço, era executado pela Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar) e teve o contrato encerrado no dia 15 de fevereiro do ano passado. Ela conta que a partir deste momento, o serviço vem sendo executado pela própria Prefeitura, resultado em economia para os cofres públicos de aproximadamente R$ 195 mil por ano. “Desde o ano passado, o Sistema 156 foi criado e é executado pelo setor de Tecnologia da Informação da Prefeitura e atendida pela Ouvidoria Geral, que encaminha as demandas para as Secretarias Municipais solucionarem as reivindicações da população”, finaliza Cliciane. (Com assessoria)