14 de fevereiro de 2022

MPPR cobra que seja cumprido cronograma de adequações do Hospital Carolina Lupion em Jaguariaíva

Divulgação

A recomendação foi emitida após inquérito civil do MPPR constatar diversas irregularidades na unidade de saúde.

Em Jaguariaíva, nos Campos Gerais, o Ministério Público do Paraná, por meio da 2ª Promotoria de Justiça da Comarca, expediu recomendação administrativa para que seja cumprido o cronograma de adequação do Hospital Municipal Carolina Lupion. São destinatários do documento a prefeita Alcione Lemos, a secretária municipal de Saúde, o superintendente do hospital e o chefe da Vigilância em Saúde da 3ª Regional de Ponta Grossa.

A recomendação foi emitida após inquérito civil do MPPR constatar diversas irregularidades na unidade de saúde, apontadas em relatório de inspeção realizado em 2019 pela Secretaria de Estado de Saúde do Paraná. Na época, foram verificados 335 itens considerados imprescindíveis para o funcionamento do local, sendo indicados quais deveriam ser corrigidos. Dois anos depois, em agosto de 2021, nova inspeção verificou que ainda havia “45 não conformidades consideradas imprescindíveis”, além de “140 não conformidades consideradas necessárias”, conforme o documento do Ministério Público do Paraná.

CRONOGRAMA – Algumas correções só podem ser feitas com a reforma e ampliação da estrutura física do local, de acordo com projeto arquitetônico aprovado pela Vigilância Sanitária Municipal – o hospital apresentou um cronograma para a realização das obras. Tendo em vista a grande demora na solução do problema, o MPPR recomendou então que os responsáveis (a prefeita, a secretária de Saúde e o superintendente do hospital) tomem providências para o fiel cumprimento do cronograma de adequação, que foi aprovado pela Vigilância em Saúde da 3ª Regional de Ponta Grossa. Ao chefe da Vigilância em Saúde, o Ministério Público recomendou que promova a devida fiscalização dos procedimentos.

O documento, emitido na última quinta-feira, 10, estabelece prazo de 15 dias para que os destinatários informem se as recomendações serão ou não acatadas, ficando eles sujeitos a eventual responsabilização na esfera judicial. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Arquivo

26 de novembro de 2024

Mabel Canto em Paris

Divulgação

26 de novembro de 2024

Lote 3 prevê novos contornos de 42 km em Ponta Grossa e viadutos na BR-376

Divulgação

26 de novembro de 2024

Hospital Universitário da UEPG inicia cirurgias de mutirão de ortopedia

Arquivo

26 de novembro de 2024

Assembleia Legislativa do Paraná devolveu R$ 432 milhões aos cofres públicos em 2024

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos