Divulgação
Modelo implantado no Município atende demanda de vagas de 0 a 3 anos.
A prefeita Elizabeth Schmidt (PSD) cumpriu agenda hoje, 07, no Município de Maringá, a convite do prefeito Ulisses Maia (PDT), para troca de experiências de ações e projetos que estão funcionando em ambas as cidades.
Durante sua visita, Elizabeth conheceu o sistema que já está ofertando mais de duas mil novas vagas de educação infantil em Maringá. De acordo com a prefeita, a Prefeitura de Maringá realiza um credenciamento de escolas particulares interessadas em atender a demanda de 0 a 3 anos de idade. “É um sistema bastante interessante. A escola particular absorve o aluno que ainda não tem vaga, com despesas custeadas pelo Município, em um teto máximo pré-fixado. Certamente vamos estudar a viabilidade de implantar esse modelo que está dando tão certo”, adianta a prefeita.
Em Ponta Grossa, segundo dados da Secretaria de Educação, são necessárias cerca de 600 novas vagas para atender toda a demanda da educação infantil de 0 a 3 anos. “Em 2021, tivemos um grande salto na oferta de novas vagas. E estamos trabalhando muito para que toda essa faixa etária esteja na escola”, explica.
Este avanço, segundo a prefeita, foi possível por duas razões. Uma delas foi o aumento da infraestrutura, com novas unidades escolares construídas, e também pela otimização de salas de aula em todos os CMEIs e escolas. “Fizemos uma redistribuição de turmas e de alunos nestes espaços de maneira mais adequada para ampliar o atendimento. E também temos investimentos importantes na infraestrutura, com novos espaços disponíveis’, comenta.
Para 2022, estão sendo contratados 192 novos professores para rede municipal, além da entrega de 3 novas unidades escolares, o Cmei Maria da Conceição Diniz Cunha (Residencial Athenas), o Cmei Vivaldo Sasse (Vila Romana), e a Escola Municipal Marly Cecília Camargo Chiaftela (Estrela do Norte), todas com funcionamento programado ainda para fevereiro. (Com assessoria)