O prefeito Marcelo Rangel (PPS) se reuniu hoje com o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes, em Curitiba. O prefeito esteve acompanhado do secretário municipal de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, Paulo Carbonar, e do diretor do Departamento de Qualificação Profissional, Victor Hugo de Oliveira.
Rangel busca recursos para projetos de qualificação profissional através da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná, organização privada de interesse público, ligada à Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti).
Carbonar destaca que nos últimos anos esse setor foi explorado e diversas ações já estão sendo colocadas em prática. “Como Ponta Grossa passou por um intenso processo de industrialização, a valorização da mão de obra local não poderia ficar para trás. Porém, com mais repasses podemos desenvolver ainda mais ações que auxiliam tanto a população quanto o desempenho geral da cidade”, afirma o secretário.
A pauta da reunião também envolveu a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e a área da Saúde, em relação a investimentos para o Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais (HURCG) e a parceria com a Prefeitura Municipal. Outros pontos abordados foram o pedido de apoio para a implantação da Incubadora e do Parque Tecnológico. “Incubadoras de empresas são projetos que auxiliam micro e pequenos empresários que buscam inovação. E por isso, acabam auxiliando no desenvolvimento tecnológico dos municípios que as têm em ação”, explica Rangel, que também lembra que já há trabalhos sendo realizados em prol deste setor no município. “Recentemente fechamos um contrato para que seja feito um mapeamento do ecossistema de inovação da cidade, englobando identificação de setores estratégicos e criação de um plano de ação para desenvolvimento local das micro e pequenas empresas”, exemplifica o prefeito. (Com assessoria)