Divulgação
Termo das obras de infraestrutura, assinado hoje, 15, é fruto da parceria público-privada com crédito presumido de ICMS. Obras ficarão concentradas nos Campos Gerais.
A Klabin, maior produtora e exportadora de papéis para embalagens e embalagens de papel do Brasil, concluiu hoje, 15, mais uma parceria com o Paraná. O governador Ratinho Junior (PSD) e a empresa, que está implementando um projeto de expansão na região dos Campos Gerais, com a instalação de duas máquinas de papel (Projeto Puma II), assinaram um termo de acordo que estabelece até R$ 450 milhões em investimentos da empresa em obras de infraestrutura nas cidades próximas à sua operação.
“Esse é o maior investimento em infraestrutura na região dos Campos Gerais nos últimos 30 anos. A infraestrutura dá uma resposta rápida ao desenvolvimento econômico de uma cidade: naturalmente, novos investimentos começam a acontecer na região. Nosso projeto é transformar o Paraná em uma central logística para a América do Sul, e nós estamos hoje dando mais um passo rumo a essa meta. Esse investimento da Klabin desenvolve a região e se torna um grande atrativo para novas empresas”, afirmou o governador.
O documento reforça a parceria de longa data que a Klabin possui com o Paraná. A inovação alinhada ao desenvolvimento regional como um compromisso sustentável possibilitou o alcance de muitos marcos históricos, como a construção do Projeto Puma II, atualmente o maior investimento privado no Estado. Nos últimos dez anos, os investimentos da companhia no Paraná superaram a marca de R$ 20 bilhões.
Em contrapartida aos investimentos em infraestrutura que serão realizados pela Klabin, o Governo do Estado vai conceder crédito presumido de ICMS, limitado ao valor efetivamente investido.
“É uma honra para a Klabin contribuir mais uma vez para o desenvolvimento do Paraná, que possui nossa maior operação e onde estão localizados os nossos principais ciclos de expansão. O compromisso assumido demonstra que nossos esforços estão orientados para o crescimento integrado e responsável, beneficiando as comunidades do entorno das operações”, afirmou Cristiano Teixeira, diretor-geral da Klabin.
A empresa também é parte do primeiro comitê público-privado de ESG do Brasil, no Paraná.
OBRAS ESCOLHIDAS – As obras foram escolhidas com o objetivo de potencializar o desenvolvimento de comunidades vizinhas às operações da Klabin e reafirma o compromisso da companhia com o desenvolvimento regional. Além da população, que vai usufruir de mais segurança no tráfego, os projetos beneficiarão também a logística e o trânsito de mercadorias de outras empresas instaladas no local.
Entre as obras previstas, estão a implantação de trechos da terceira faixa da PR-160, entre Telêmaco Borba e Imbaú; a restauração e terceira faixa da PR-340, entre Telêmaco Borba e Tibagi, com a construção de duas pontes; a pavimentação da margem direita da estrada que liga Harmonia à Unidade Puma da Klabin; terceiras faixas na PR-160, entre Telêmaco Borba e Curiúva, com uma ponte; um contorno em Ventania; e um viaduto no trevo entre as rodovias PR-340 e PR-160. Os investimentos serão realizados a partir de 2022.
“É uma verdadeira transformação para essa região do Estado. O investimento é gigante, um dos maiores da história dos Campos Gerais, e garante infraestrutura adequada para a essa região altamente produtiva, e também garante mobilidade, segurança viária e ampliação futura com novos investimentos. Isso contribui para o crescimento do Paraná”, ressaltou o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex.
Ele afirmou que as obras se somam aos demais investimentos feitos pelo Governo do Estado em todos os modais: o desenvolvimento do projeto da Nova Ferroeste, a concessão das rodovias do Anel da Integração, o investimento no Porto de Paranaguá, entre outras obras que incrementam a logística de transporte em todo o Paraná. (Com AEN)