Divulgação
O Plano Diretor servirá para nortear ações no Município para os próximos dez anos.
Aconteceu ontem, 1º, no Salão Plenário da Câmara Municipal de Carambeí, a Conferência para entrega da revisão do PDM – Plano Diretor Municipal que foi finalizado pelos técnicos do Município e da empresa DRZ – Geotecnologia e Gestão de Cidades, que foi contratada através de licitação, para a prefeita Elisangela Pedroso (PSB). O Plano Diretor agora revisado servirá para nortear ações no Município para os próximos dez anos.
A prefeita vai preparar o Projeto de Lei que será enviado para a Câmara Municipal e, após aprovado, será sancionado e amplamente divulgado no portal do Município e também no portal dos municípios do PARANACIDADE. Toda a população de Carambeí deverá acompanhar e fiscalizar essas novas fases desse processo para a implementação do Plano Diretor Municipal.
Estiveram presentes além da prefeita Elisangela Pedroso, os vereadores Élio Ratinho, Deleon Betim, Eclaiton Bueno, Antônio Xoxa, além de técnicos do Município e da empresa DRZ que tem sua sede na cidade de Londrina, e que foi contratada para realizar esta revisão e atualização do Plano Diretor, onde a última lei datou do ano de 2007.
O Plano Diretor é um instrumento político que planeja ações a longo prazo, e que nos próximos dez anos fará o norteamento de ações, de ordenamento territorial também a captação de recursos que deve estar de acordo com a legislação federal estadual e também municipal. O Plano Diretor serve também para os convênios e recursos futuros e deve estar dentro do Estatuto das Cidades seguindo também a política estadual de planejamento e também atualizada através da nova lei municipal.
Segundo a engenheira do município Adriane Curtes “foram várias fases de trabalho até a chegada desta conferência para entrega do plano diretor que teve mobilização e análise temática de todas as diretrizes deste plano que tem ações e intervenções que serão feitas no município”, disse ela.
A empresa DRZ participou de várias ações envolvendo técnicos e servidores do Município. Foram 25 reuniões técnicas várias oficinas comunitárias realizadas na Biblioteca Cidadã e três audiências públicas com a presença da população. Foram registradas 291 participações entre opiniões registradas no site, nas oficinas e nos relatórios da empresa contratada.
Entre os princípios adotados no plano diretor está o desenvolvimento sustentável a redução das desigualdades sociais a construção de cidades inteligentes, com interação dos campos urbano e digital, com toda a preparação para inteirar-se de uma agenda mundial onde países e municípios possam atingir a igualdade econômica e ambiental com o desenvolvimento sustentável.
A prefeita de Carambeí disse que esse Plano Diretor “será um norte para o trabalho ordenado para a gestão municipal vai tratar de temas importantes como a crescimento, a mobilidade urbana, a proteção e preservação ambiental e as questões sociais e econômicas, já a partir de 2022”. (Com assessoria)