Divulgação
Secretário de Gestão Financeira, Cláudio Grokoviski, apresentou em audiência pública na Câmara Municipal, os números do município no primeiro quadrimestre de 2017
A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa apresentou na última terça-feira, 30, o Relatório da Execução Orçamentária e Relatório da Gestão Fiscal referente ao exercício financeiro dos quatro primeiros meses de 2017. A prestação de contas ocorreu em forma de audiência pública, na Câmara de Vereadores. A audiência contou com a apresentação de números importantes do período, como a elevação da receita do município em 12%, em comparação com o mesmo período de 2016.
“Em cumprimento a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), apresentamos os números do município nesse período, como a receita total, mas também as despesas com pessoal e investimentos em áreas prioritárias, como saúde e educação. É uma oportunidade para que a população tenha conhecimento de como o orçamento do município vem sendo gerenciado”, destacou o secretário de Gestão Financeira, Cláudio Grokoviski.
Entre os números apresentados, além da elevação da receita em 12% no período, especialmente em decorrência dos recolhimentos de IPTU e IPVA, outro dado importante é a redução no gasto com pessoal, passando de 54,85% em 2016, para 53,36% nos primeiros quatro meses de 2017, abaixo do limite prudencial máximo estipulado pela Lei de Responsabilidade Fiscal, de 54%.
Mesmo diante desse cenário, a Secretaria de Gestão Financeira reconhece que manter as finanças do município nestes patamares será um desafio nos próximos meses, quando haverá uma queda na arrecadação, sem o repasse do IPVA e também dos IPTUs pagos à vista. “Sabemos das dificuldades financeiras que o município enfrenta, bem como o país, que passa por um período de recessão. No segundo semestre, será um desafio para o município manter estes números, mas nosso trabalho está focado em buscar o equilíbrio financeiro e cumprir com todos os atendimentos necessários à população”, aponta Grokoviski.
População elenca prioridades para Plano Plurianual
Durante audiência pública na Câmara Municipal, na última terça-feira, 30, o secretário de Gestão Financeira, Cláudio Grokoviski, apresentou quais foram as prioridades elencadas pela população em consulta pública para os próximos anos em Ponta Grossa, que devem compor o Plano Plurianual (PPA), referente ao período de 2018-2021. As definições do Plano Plurianual servirão de base para a elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e para o Orçamento Anual.
“É neste plano em que se determinam quais serão os investimentos prioritários que contribuirão para o desenvolvimento de uma esfera de governo em conjunto com as políticas públicas idealizadas para um determinado período”, explica o secretário. O Plano Plurianual 2018-2021 relaciona as ações planejadas para o período, com programas, objetivos e ações administrativas traçadas pela administração municipal em sintonia com ações que promovam cidadania e desenvolvimento em Ponta Grossa.
Durante o período de consulta pública, a população pode colaborar através de formulários, disponibilizados nas escolas, nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei), no Paço Municipal e no site da prefeitura, indicando quais áreas devem ser priorizadas pela gestão nos próximos quatro anos. “Através desta avaliação foram coletadas 20.247 sugestões. É a partir destas sugestões que serão estabelecidas as metas e ações da administração, de forma a garantir o amplo atendimento às demandas da sociedade”, aponta Grokoviski.
A área prioritária indicada pela população é Saúde, com 21% das indicações, seguida por Segurança, com 16%, e Pavimentação, com 14%. Também aparecem na sequência Esporte e Lazer e a área de Educação. (Com assessoria)