1 de junho de 2017

Receita do município cresce 12% no primeiro quadrimestre de 2017

Divulgação

Secretário de Gestão Financeira, Cláudio Grokoviski, apresentou em audiência pública na Câmara Municipal, os números do município no primeiro quadrimestre de 2017

A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa apresentou na última terça-feira, 30, o Relatório da Execução Orçamentária e Relatório da Gestão Fiscal referente ao exercício financeiro dos quatro primeiros meses de 2017. A prestação de contas ocorreu em forma de audiência pública, na Câmara de Vereadores. A audiência contou com a apresentação de números importantes do período, como a elevação da receita do município em 12%, em comparação com o mesmo período de 2016.

“Em cumprimento a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), apresentamos os números do município nesse período, como a receita total, mas também as despesas com pessoal e investimentos em áreas prioritárias, como saúde e educação. É uma oportunidade para que a população tenha conhecimento de como o orçamento do município vem sendo gerenciado”, destacou o secretário de Gestão Financeira, Cláudio Grokoviski.

Entre os números apresentados, além da elevação da receita em 12% no período, especialmente em decorrência dos recolhimentos de IPTU e IPVA, outro dado importante é a redução no gasto com pessoal, passando de 54,85% em 2016, para 53,36% nos primeiros quatro meses de 2017, abaixo do limite prudencial máximo estipulado pela Lei de Responsabilidade Fiscal, de 54%.

Mesmo diante desse cenário, a Secretaria de Gestão Financeira reconhece que manter as finanças do município nestes patamares será um desafio nos próximos meses, quando haverá uma queda na arrecadação, sem o repasse do IPVA e também dos IPTUs pagos à vista. “Sabemos das dificuldades financeiras que o município enfrenta, bem como o país, que passa por um período de recessão. No segundo semestre, será um desafio para o município manter estes números, mas nosso trabalho está focado em buscar o equilíbrio financeiro e cumprir com todos os atendimentos necessários à população”, aponta Grokoviski.


População elenca prioridades para Plano Plurianual

Durante audiência pública na Câmara Municipal, na última terça-feira, 30, o secretário de Gestão Financeira, Cláudio Grokoviski, apresentou quais foram as prioridades elencadas pela população em consulta pública para os próximos anos em Ponta Grossa, que devem compor o Plano Plurianual (PPA), referente ao período de 2018-2021. As definições do Plano Plurianual servirão de base para a elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e para o Orçamento Anual.

“É neste plano em que se determinam quais serão os investimentos prioritários que contribuirão para o desenvolvimento de uma esfera de governo em conjunto com as políticas públicas idealizadas para um determinado período”, explica o secretário. O Plano Plurianual 2018-2021 relaciona as ações planejadas para o período, com programas, objetivos e ações administrativas traçadas pela administração municipal em sintonia com ações que promovam cidadania e desenvolvimento em Ponta Grossa.

Durante o período de consulta pública, a população pode colaborar através de formulários, disponibilizados nas escolas, nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei), no Paço Municipal e no site da prefeitura, indicando quais áreas devem ser priorizadas pela gestão nos próximos quatro anos. “Através desta avaliação foram coletadas 20.247 sugestões. É a partir destas sugestões que serão estabelecidas as metas e ações da administração, de forma a garantir o amplo atendimento às demandas da sociedade”, aponta Grokoviski.

A área prioritária indicada pela população é Saúde, com 21% das indicações, seguida por Segurança, com 16%, e Pavimentação, com 14%. Também aparecem na sequência Esporte e Lazer e a área de Educação. (Com assessoria)

Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

22 de novembro de 2024

499 famílias de Ponta Grossa recebem chaves da casa própria

Divulgação

22 de novembro de 2024

Aprovação do Mercado de Carbono coloca Brasil em destaque na gestão ambiental

Arquivo

22 de novembro de 2024

“Meu filho foi assassinado de forma cruel. Caído no chão, ele continuou atirando”, revela mãe de empresário morto por Neto Fadel

Divulgação

22 de novembro de 2024

Bosque de Luz retorna a Ponta Grossa para abrir o Natal 2024 com jardim mágico

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos