30 de maio de 2017

Saúde zera demanda para realização de Ultrassom de Mama

Arquivo

O Centro Municipal da Mulher realizou um total de 2.136 exames agendados

Nas últimas semanas a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através do Centro Municipal da Mulher (CMM), realizou mutirões para zerar a demanda reprimida de pacientes que aguardavam o exame de Ultrassom de Mama. Em fevereiro deste ano, o CMM tinha 1.949 solicitações para efetuar o exame, registradas desde outubro de 2015. O mutirão iniciou em fevereiro e encerra amanhã.

A parceria entre Estado e Município, além de zerar a demanda reprimida, conseguiu encaixar as pacientes cadastradas em urgência e emergência, fazendo com que a espera eletiva voltasse a sua normalidade. O CMM realizou um total de 2.136 exames agendados. “A ultrassonografia da mama é um exame que tem por finalidade analisar o tecido mamário e colher informações sobre lesões e nódulos de maneira mais precisa do que a mamografia. Poder realizar esse mutirão foi de grande valia para as pacientes, fazendo com que elas deem andamento nos tratamentos, se necessário”, destaca a coordenadora do Centro Municipal da Mulher, Renata Moraes.

O CMM fez os agendamentos, encaminhamento das mulheres e buscou entrar em contato com todas as pacientes, mas em alguns casos os telefones estavam desatualizados no sistema. Por isso é importante que as pessoas deixem seus dados atualizados na Unidade Básica de Saúde mais próximas de sua residência.

“Caso alguma paciente, que esteja aguardando o exame, não tenha sido agendada, é porque o CMM não conseguiu contato. Se isso aconteceu, ela deverá procurar sua Unidade de Saúde para que seja solicitado novamente o exame”, ressalta Renata.

Mais de 700 pacientes faltaram ao exames agendado para ser realizado durante o mutirão. “É necessário que as mulheres tenham consciência da importância desse trabalho, pois ajuda a desafogar as filas de espera. Se a paciente se compromete de comparecer no dia e hora marcada e não aparece, isso compromete toda a agenda”, observa a coordenadora. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

22 de novembro de 2024

499 famílias de Ponta Grossa recebem chaves da casa própria

Divulgação

22 de novembro de 2024

Aprovação do Mercado de Carbono coloca Brasil em destaque na gestão ambiental

Arquivo

22 de novembro de 2024

“Meu filho foi assassinado de forma cruel. Caído no chão, ele continuou atirando”, revela mãe de empresário morto por Neto Fadel

Divulgação

22 de novembro de 2024

Bosque de Luz retorna a Ponta Grossa para abrir o Natal 2024 com jardim mágico

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos