CASTRO

30 de maio de 2017

Castro participa do “Conecta Biblioteca”

Divulgação

Castro e Cambé foram as únicas bibliotecas paranaenses de cidades com até 250 mil habitantes a preencherem os requisitos exigidos pelo programa como oferecer internet aos usuários e dispor de um profissional da área de biblioteconomia

A Biblioteca Pública Municipal de Castro vai participar do programa “Conecta Biblioteca”, que oferecerá apoio e formação continuada aos profissionais e bibliotecários desses espaços, estimulando-os aprofundarem seu papel como agentes de transformação.

Entre os objetivos do programa estão a sustentabilidade das ações e o aumento em 60% do número de novos visitantes dessas bibliotecas, sendo pelo menos 1/3 representado por jovens entre 14 e 29 anos.

Castro e Cambé foram as únicas bibliotecas paranaenses de cidades com até 250 mil habitantes a preencherem os requisitos exigidos pelo programa como oferecer internet aos usuários e dispor de um profissional da área de biblioteconomia, além de firmar termo de cooperação para se inscrever no projeto.

A primeira atividade vai acontecer de 30 de maio a 1º de junho, no Rio de Janeiro durante o I Encontro Nacional do Conecta Biblioteca. Os participantes serão incentivados a pesquisar suas comunidades e mapear os interesses e demandas do público em geral, especialmente dos jovens, para identificar formas de contribuir com o desenvolvimento educacional e profissional da população.

Para a coordenadora da Biblioteca Pública Municipal de Castro, Caroline Freitas de Oliveira, com a formação será possível desenvolver vários projetos. “Vamos aplicar na prática a formação com acompanhamento total do programa e trazer vários benefícios para os leitores, principalmente os mais jovens”, diz.

PROGRAMA – Realizado pela Organização Não Governamental (ONG) Recode e a Caravan Studios, que atendem 74 mil usuários de 24 estados e do Distrito Federal, a iniciativa reconhece o papel vital das bibliotecas para o desenvolvimento das comunidades.

Sintonizado com as políticas públicas para o setor, o programa está orientado pelas metas estabelecidas no Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), Plano Nacional de Cultura (PNC) e também pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS).

Conta com o apoio do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP), da Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB) e patrocínio da Fundação Bill & Melinda Gates. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

22 de novembro de 2024

499 famílias de Ponta Grossa recebem chaves da casa própria

Divulgação

22 de novembro de 2024

Aprovação do Mercado de Carbono coloca Brasil em destaque na gestão ambiental

Arquivo

22 de novembro de 2024

“Meu filho foi assassinado de forma cruel. Caído no chão, ele continuou atirando”, revela mãe de empresário morto por Neto Fadel

Divulgação

22 de novembro de 2024

Bosque de Luz retorna a Ponta Grossa para abrir o Natal 2024 com jardim mágico

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos