Divulgação
A reivindicação é pela entrega de dez ambulâncias, sendo oito de suporte básico e duas de suporte avançado, que já tiveram seus pedidos aprovados pelo Ministério da Saúde.
Para amenizar a sobrecarga na rede e melhorar o tempo resposta nos atendimentos de urgência/emergência, o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, deputado federal licenciado Sandro Alex, reivindicou o aumento da frota de ambulâncias para o serviço móvel de urgência na região. O ofício foi entregue ontem, 31, ao secretário de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde, doutor Sérgio Okane.
A reivindicação é pela entrega de dez ambulâncias, sendo oito de suporte básico e duas de suporte avançado, que já tiveram seus pedidos aprovados pelo Ministério da Saúde. “Alguns municípios ainda não receberam suas ambulâncias conforme o Plano de Ação Regional de Urgência/Emergência. Isto tem ocasionado sobrecarga na rede, aumentando as distâncias percorridas, o tempo dispendido, e assim prejudicando o tempo resposta nos atendimentos”, aponta a diretora geral do Consórcio Intermunicipal do SAMU dos Campos Gerais (CIMSAMU), Scheila Mainardes.
Além disso, “o vazio assistencial acarreta, em muitos casos, a negativa de atendimento por falta de viaturas”, diz a presidente do CIMSAMU, prefeita de Ponta Grossa Elizabeth Schmidt (PSD).
“Temos que consolidar e fortalecer o SAMU. Por isso intercedemos junto ao Ministério da Saúde”, esclarece o deputado.
O SAMU Regional deve atender 26 municípios que compõe atualmente o CIMSAMU com 27 unidades de suporte básico e 7 de suporte avançado, para atendimento da 3ª, 4ª e 21ª Regionais de Saúde.
Os municípios que estão aguardando as ambulâncias Ipiranga, Imbituva, Inácio Martins, Jaguariaíva, Ortigueira, Palmeira, Rio Azul, Teixeira Soares, e Ventania. (Com assessoria)