Divulgação
As demandas regionais da Associação dos Municípios dos Campos Gerais serão apresentadas pelos prefeitos na próxima segunda-feira, 02, ao governador. A audiência foi solicitada pelo presidente da AMCG e prefeito de Castro, Moacyr Fadel, logo no início de sua gestão na entidade.
As demandas regionais da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) serão apresentadas pelos prefeitos na próxima segunda-feira, 02, ao governador Ratinho Junior (PSD). Os gestores serão recebidos no período da manhã no Palácio Iguaçu pela equipe de Governo. A audiência foi solicitada pelo presidente da AMCG e prefeito de Castro, Moacyr Fadel Júnior (Patriotas), logo no início de sua gestão na entidade. “Estávamos no aguardo desta audiência. Os prefeitos da Associação elencaram algumas prioridades e necessitam de apoio do Estado para dar continuidade ou força para seus projetos”, conta.
Os gestores da AMCG estiveram reunidos ontem, 29, durante reunião ordinária em Ponta Grossa e já adiantaram algumas das demandas prioritárias que devem pautar o encontro. “O apoio do Governo do Estado para a atração de investimentos nos municípios menores é essencial”, destacou o presidente, que já apresentou projetos à Secretaria de Estado de Planejamento e Projetos Estruturantes. “Nossos municípios têm capacidade de receber estes investimentos, além da necessidade de gerar novos empregos”, explica, destacando a importância da descentralização.
O prefeito de Tibagi, Artur Nolte – “Butina”, propôs ainda que a divisão do ICMS entre os municípios, fornecedores de matérias-primas, volte a ser debatida pelo Estado. “Somos grandes produtores de soja e de cevada, por exemplo. Poderíamos ser beneficiados sem receber as indústrias”, acredita.
Além da pauta da descentralização de investimentos, os gestores elencaram projetos de melhoria nas estradas que interligam a região. A Transbrasiliana, no trecho que liga o trevo Marabá ao Município de Imbituva; a PR 151 – trechos entre Palmeira e Ponta Grossa; Sengés a São João da Boa Vista; e a pavimentação da estrada do Socavão, em Castro; compõe o documento que será entregue ao governador.
Ainda integra o documento o aumento de efetivo da Polícia Militar, recursos do transporte escolar e questões de saúde pública. “Algumas solicitações são antigas. Mas todas nossas demandas visam o desenvolvimento regional e o bem-estar de nossos munícipes. Por isso vamos reforçar junto ao Governo do Estado”, destaca Fadel. (Com assessoria)