22 de julho de 2021

Decisiva no enfrentamento à pandemia, Assembleia também é protagonista em debates sobre pedágio e ferrovias, artigo do deputado Hussein Bakri

Arquivo

Em entrevista coletiva à imprensa, o parlamentar informou que, nos próximos dias, chegará à Casa o projeto que autoriza o Governo do Estado a delegar para a União os mais de 1 mil quilômetros de rodovias estaduais do Novo Anel de Integração.

O semestre que se encerrou talvez tenha sido o mais difícil da história do Paraná. Quando parecia que a pandemia da Covid-19 começava a dar sinais de queda, o contágio voltou a subir exponencialmente e, em pelo menos dois momentos, a ocupação dos leitos hospitalares ficou na casa dos 100%. Medidas duras – mas necessárias – tiveram de ser tomadas para assegurar a prioridade número um de salvar vidas.

Nesse contexto, Governo do Estado e Assembleia Legislativa trabalharam de forma conjunta em duas frentes: fortalecimento das ações na área da saúde e agilidade nas medidas para a retomada econômica. E, ainda que não houvesse como prever o momento que enfrentaríamos, isso só foi possível graças ao trabalho que vem sendo feito no Paraná desde janeiro de 2019.

Com o apoio dos deputados estaduais, logo de início o Governo Ratinho Junior colocou em prática uma ampla reforma administrativa, que reduziu secretarias, fundiu órgãos e cortou cargos comissionados. Além disso, foi extinto o pagamento da aposentadoria a ex-governadores e devolvido o avião alugado para uso exclusivo do chefe do Executivo. Ainda entrou em vigor a reforma da previdência, que, em menos de dois anos, levou a Paranaprevidência de um déficit anual de R$ 6 bilhões para um superávit de R$ 10 bilhões.

Ao tempo em que a Assembleia aprovava esses projetos de forma ágil, o Governo foi tirando do papel uma série de programas para desenvolver o Estado. O Voe Paraná entrou em funcionamento como o maior programa de aviação regional do Brasil; parcerias público-privadas passaram a ser firmadas em diversas áreas; entraves burocráticos acabaram eliminados para tornar mais rápidas as emissões de licenças ambientais, em favor do desenvolvimento sustentável e sem abrir mão do cumprimento da legislação.

Mas então veio a pandemia e a rota precisou ser revista, mas sem sobressaltos diante do equilíbrio financeiro que foi construído. Com o apoio do Governo Federal e de todos os poderes do Estado, o Paraná já investiu R$ 1,85 bilhão no combate à pandemia, tendo ativado quase 5 mil leitos exclusivos para a Covid-19 entre UTIs e enfermaria, o equivalente a cerca de 50 hospitais de campanha. Infelizmente, mais de 33 mil paranaenses perderam a batalha para essa doença maldita, mas, à medida que vacinação avança, a curva de contágio e de mortes cai dia após dia. Até setembro, todas as pessoas acima de 18 anos estarão vacinadas com a 1ª dose.

E, no campo da economia, não faltaram ações de auxílio e incentivo aos empreendedores: Banco da Mulher e Banco do Agricultor, com crédito a juro zero em alguns casos e prazo dilatado de pagamento; o Retoma Paraná com o parcelamento de dívidas com o Estado e desconto de 95% em multas e juros; o auxílio emergencial em socorro aos 27 setores mais afetados pela pandemia; e a desobrigação de certidão negativa para empréstimos e renegociações com a Fomento Paraná. Da mesma forma, na área social o Cartão Comida Boa ofereceu suporte para a compra de itens da cesta básica aos mais vulneráveis, segue proibido o corte de água e luz aos mais carentes e a merenda escolar foi distribuída às famílias dos alunos atendidos pelo Bolsa Família.

Além de atender às exigências imediatas no combate ao coronavírus, a Assembleia liderou debates importantes para a infraestrutura e o desenvolvimento do Paraná no médio e longo prazo. A partir de diversas audiências públicas com a sociedade civil organizada, os deputados reforçaram o posicionamento que o Governador Ratinho Junior levou a Brasília por um pedágio com tarifas baixas, obras no início dos contratos e licitação transparente na Bolsa de Valores. Já em relação às ferrovias, foi aprovada uma mudança na Constituição autorizando que empresas construam ramais de suas unidades até o traçado da nova Ferroeste, que receberá R$ 25 bilhões de investimento privado no trajeto de 1.285 quilômetros entre Maracaju (MS) e Paranaguá. Esse grandioso projeto prevê ainda quase R$ 1 bilhão em melhorias no Porto, que já bateu recorde de movimentação de cargas neste semestre e que tende a crescer ainda mais com a nova ferrovia.

Executivo e Legislativo estão unidos em prol dos mais de 11,5 milhões de paranaenses!

Hussein Bakri é deputado estadual, líder do Governo e presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Paraná.


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

27 de novembro de 2024

Prefeitura de PG inaugura CMEI na Colônia Dona Luiza

Divulgação

27 de novembro de 2024

Centro de Referência da Mulher Brasileira é inaugurado em Ponta Grossa

Divulgação

27 de novembro de 2024

Lote 3 das novas concessões rodoviárias do Paraná prevê duplicação da Rodovia do Café

Divulgação

27 de novembro de 2024

Aliel Machado recebe prefeitos do Paraná em Brasília e alinha novos projetos

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos