9 de junho de 2021

‘Avança Campos Gerais’ reúne lideranças da região

Divulgação

Em encontro virtual, o credenciado do Sebrae, Carlos Guedes, trouxe considerações de como tornar o ambiente mais favorável para o território.

Buscar protagonismo para a prosperidade do território. Com este objetivo o Comitê Territorial ‘Avança Campos Gerais’ deu início hoje, 09, a mais uma série de capacitações de suas lideranças. Em encontro virtual, o credenciado do Sebrae, Carlos Guedes, trouxe considerações de como tornar o ambiente mais favorável para o território. “Temos que buscar um olhar para o desenvolvimento e assim melhorar processos”, avalia.

Associações Comerciais, Universidades, Sistema S, Prefeituras, Empresas, além da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) contaram com representantes. “Já contamos com o Comitê Territorial desde 2018, mas estamos formando novo grupo com representantes de todos os setores, público, privado e academia, para discutir e planejar o território”, explica responsável pelo Comitê no Sebrae, Emerson Lourenço, destacando que os líderes que buscam pelo desenvolvimento dos Campos Gerais são bem-vindos a somar.

Conceitos como a Economia Donut, preconizado pela economista Kate Raworth em seu livro, foram tratados durante o primeiro workshop de lideranças. Conforme Raworth, o miolo deste donut seriam as necessidades básicas do indivíduo; o recheio o ‘espaço seguro e justo para a humanidade com uma economia regenerativa e distributiva’; e na borda o teto ecológico, sendo que muitos países, ainda há a camada que ultrapassa o teto ecológico, onde se iniciam os excessos que causam a degradação.

Para Guedes, todos os debates em torno do território devem ser pautados na sustentabilidade, visando sempre a sociedade, a economia e o meio ambiente, e a interdependência entre eles. “Com base neste tripé podemos identificar oportunidades e vocações, verificar as vantagens do território em relação aos outros e assim induzir o desenvolvimento”, destaca o consultor.

Os debates do ‘Avança Campos Gerais’ seguem no próximo dia 25 com o primeiro módulo, que trata da integração e alinhamento do grupo aos objetivos de atuação coletiva em prol do desenvolvimento. “Serão mais três encontros em que vamos alinhar e já definir planos para serem aplicados na região”, antecipa Lourenço. Para quem não participou e tem interesse em fazer parte do grupo, a gravação do workshop de abertura pode ser solicitada.

Vale lembrar dos municípios que fazem parte do Comitê Territorial Avança Campos Gerais: Ipiranga, Porto Amazonas, São João do Triunfo, Palmeira, Ponta Grossa, Carambeí, Castro, Piraí do Sul, Jaguariaíva e Sengés. Os demais municípios integrantes da AMCG, Arapoti, Imbaú, Ivaí, Curiúva, Ortigueira, Reserva, Telêmaco Borba, Tibagi e Ventania, fazem parte do Comitê Territorial Vale do Tibagi, que também realizará as capacitações. O workshop de abertura da região acontece no próximo dia 16 de junho. “Estamos buscando mais um viés do desenvolvimento regional ao participar dos Comitês”, conta a diretora da Associação, Katiane Pires. (Com assessoria)

CONFIRA O CRONOGRAMA:

‘Avança Campos Gerais’

25 de Junho (sexta-feira) dia todo – Módulo I integração e alinhamento do grupo aos objetivos de atuação coletiva em prol do desenvolvimento;

05 de Julho (segunda-feira) dia todo – Módulo II alinhamento de propósitos e mobilização do grupo para os desafios do desenvolvimento. Cooperação, intencionalidade, consciência ativa e coletividade;

21 de Julho (quarta-feira) dia todo – Módulo III identificação de ações para o desenvolvimento e dos fatores inibidores e impeditivos do desenvolvimento do território.

Programação ‘Comitê Territorial do Vale do Tibagi’

16 de Junho (quarta-feira) às 08h30 – Workshop: Protagonismo para causas de Melhoria do Ambiente Territorial;

30 de Junho (quarta-feira) dia todo – Módulo I integração e alinhamento do grupo aos objetivos de atuação coletiva em prol do desenvolvimento;

14 de Julho (quarta-feira) dia todo – Módulo II alinhamento de propósitos e mobilização do grupo para os desafios do desenvolvimento. Cooperação, intencionalidade, consciência ativa e coletividade;

28 de Julho (quarta-feira) dia todo – Módulo III identificação de ações para o desenvolvimento e dos fatores inibidores e impeditivos do desenvolvimento do território.


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

27 de novembro de 2024

Neto Fadel descarregou de forma cruel pistola em Guilherme, afirma família do empresário

Divulgação

27 de novembro de 2024

Aliel Machado recebe artistas na Comissão de Cultura e destaca importância do setor

Arquivo

27 de novembro de 2024

CAGED registra bom momento da geração de empregos em Ponta Grossa

Divulgação

27 de novembro de 2024

Prefeitura de PG inaugura CMEI na Colônia Dona Luiza

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos