2 de junho de 2021

Aliel propõe audiência pública em Brasília contra cortes na Educação

Arquivo

Parlamentares aprovaram o convite à presidente da Capes, Cláudia Toledo, durante reunião da Comissão da Ciência e Tecnologia; “precisamos nos unir contra o retrocesso”, afirmou o deputado.

A Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara aprovou hoje, 02, requerimento apresentado pelo deputado federal Aliel Machado (PSB-PR) para que seja realizada audiência pública com a participação da presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Cláudia Toledo. Durante a reunião, o deputado leu uma carta enviada à Comissão pela Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público (APIESP), manifestando o apoio aos Programas Institucionais de Iniciação à Docência (PIBID) e Residência Pedagógica (RP) em contrariedade às medidas de contenção indicadas pela Capes no último dia 29 de abril de 2021.

De acordo com a APIESP, as medidas anunciadas pelo Governo têm um desastroso impacto para as instituições de ensino superior, tanto quanto incalculável prejuízo para os programas e para o desdobramento social decorrente do corte de bolsas aos nossos estudantes, corroborando, assim, drasticamente com o desmantelamento das Licenciaturas e das Políticas de Formação Docente.

Além disso, aponta o documento, “os impactos da decisão intempestiva indicada pela Capes, impõe um agravamento acentuado das condições de formação docente, sobretudo neste momento em que as instituições e suas comunidades estão empenhando irrestritos esforços para enfrentar as condições advindas da Pandemia COVID-19, dentre elas, na esfera dos programas, os diferentes cenários acadêmicos e escolares, calendários institucionais distintos e metodologias remotas de ensino”, relatam.

O objetivo da convocação da presidente da Capes, segundo Aliel, é debater o corte de bolsas aos estudantes, corroborando drasticamente com o desmantelamento das Licenciaturas e das Políticas de Formação Docente no Brasil.

De acordo com o parlamentar, é preciso unir esforços contra o retrocesso. “Num momento em que todos os campos buscam limitar o corte e as ações do Governo na área econômica, consideramos um grande erro afetar a educação, a ciência e as instituições de ensino superior. Precisamos atuar unidos, pois isso representa um retrocesso, um atraso. De maneira alguma, agir sob qualquer aspecto ideológico ou político, e sim a valorizar a ciência e a educação, que une a todos nós”, lembrou o deputado.

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior é uma fundação vinculada ao Ministério da Educação que atua na expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) no País. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

27 de novembro de 2024

Neto Fadel descarregou de forma cruel pistola em Guilherme, afirma família do empresário

Divulgação

27 de novembro de 2024

Aliel Machado recebe artistas na Comissão de Cultura e destaca importância do setor

Arquivo

27 de novembro de 2024

CAGED registra bom momento da geração de empregos em Ponta Grossa

Divulgação

27 de novembro de 2024

Prefeitura de PG inaugura CMEI na Colônia Dona Luiza

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos