Divulgação
Com uma administração norteada pelo planejamento e a participação popular, a prefeita ressalta que as mudanças na área da saúde não foram poucas. Todas as Unidades Básicas de Saúde estão funcionando com equipes completas. No combate à pandemia, o Município está em primeiro lugar no ranking da vacinação dos Campos Gerais.
Iniciando o sexto mês de mandato, a prefeita de Carambeí, Elisângela Pedroso (PSB), fez um balanço da administração em entrevista ao BLOG DO JOHNNY. Ela destaca que o processo de transição foi um pouco conturbado pelo pouco tempo que a equipe teve, pouco mais de um mês após vencer a eleição.
Apesar de iniciar a gestão em um prédio novo, encontrou deficiências no abastecimento de água, internet e telefonia. Por outro lado, havia superávit no caixa, o que tem garantido a continuidade dos serviços.
Ela destaca que o Município não parou e há muito trabalho em todas as áreas. O foco principal é a saúde, para onde todos os olhos estão voltados devido à pandemia do coronavírus. “Pensávamos que íamos fazer uma administração pós pandemia e tivemos que nos adaptar”, pondera.
As mudanças na saúde não foram poucas. Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) estão funcionando com equipes completas, inclusive Catanduvas, que estava fechada. Os serviços foram descentralizados e em qualquer unidade os usuários têm exame preventivo, puericultura, eletrocardiograma, atendimento ao idoso, gestantes e famílias. A sala de emergência da unidade central foi ampliada e a Prefeitura adquiriu novos e modernos equipamentos.
Também foi reformada a farmácia e o sistema de exames foi mudado. O próximo passo será o usuário marcar os exames na própria unidade onde recebe atendimento. “Mudamos o fluxo de atendimento mostrando que a unidade central é para urgência e emergência. Vamos estender o Estratégia Saúde da Família para todas as unidades”, explica a chefe do executivo cujo primeiro ato administrativo no governo foi fazer teste seletivo para contratação de médicos, técnicos, enfermeiros, farmacêuticos e assistentes sociais.
Para a infraestrutura da saúde, o município também adquiriu dois respiradores, conseguiu outros dois, uma ambulância e veículos novos.
PANDEMIA – Para enfrentar a pandemia, Elisângela chamou a sociedade para o debate, trazendo empresas, associação comercial, igrejas, donos de bares, casas de tortas e a Câmara Municipal. “Quando as pessoas vêm para o debate, se sentem responsáveis. Foi um sucesso. Começamos a conscientizar as pessoas. Nunca escondemos dados, fizemos vídeos, postagens mostrando a realidade com transparência e pedimos que nos ajudassem, além de fazermos uma fiscalização rígida”, conta.
A vacinação foi outro ponto importante e o município está em primeiro lugar no ranking dos Campos Gerais. A prefeita atua na organização e acompanha de perto a imunização. “Não importa se é sábado, domingo ou de madrugada. Quanto mais imunizados, menos problemas vamos ter”, ressalta.
OUTRAS ÁREAS – Outras áreas também estão recebendo atenção. Todas as estradas rurais já foram cascalhadas e o trabalho é acompanhado de perto pela prefeita. No social trabalho, em conjunto com as empresas do Município que apoiam a administração, estão sendo distribuídos alimentos para a população, além do atendimento realizado nos Centros de Referência e Assistência Social (CRAS). Na educação há reforma em escolas e creches, capacitação de professores pelo protocolo de biossegurança por meio do Núcleo Regional de Educação para a volta das aulas presenciais.
A Prefeitura também trabalha para reativar as associações de produtores e moradores do Município e quer estimular o pequeno produtor a focar na agricultura familiar. Outra meta é concretizar a cozinha industrial e um selo para os produtos. “Queremos oferecer suporte ao nosso pequeno produtor para que ele possa comercializar seu produto na cidade e produzir riqueza”, disse.
Embora o Município tenha uma boa arrecadação, a administração trabalha em parceria com deputados federais e estaduais para trazer mais recursos. Também busca estratégia para aumentar a arrecadação e estará lançando o IPTU premiado nas próximas semanas para incentivar o pagamento do imposto.
Outra perspectiva é reduzir ainda mais o índice de limite com gasto de pessoal que de 54% já baixou para 51%, com expectativa de chegar a 48%.
INDUSTRIALIZAÇÃO – A chefe do Executivo anuncia a retomada da industrialização com novos investimentos, adiantando que o Município apresentou projeto ao Paranainvest de área privada para instalação de indústrias com o objetivo de gerar empregos.
FEEDBACK – Elisângela ressaltou que trabalha com planejamento e faz questão de acompanhar tudo de perto. Optou por técnicos para auxiliar a gestão e poder ter mais tempo para estar junto à população, ouvindo suas demandas e obtendo feedback de sua administração. “Acompanho de perto, quero saber números, porcentagens, saber como podemos crescer. Peço metas dos secretários e cobro a concretização. Tenho conhecimento do que se passa em todas as secretarias. Com uma equipe técnica tenho mais tempo para ter contato com as pessoas e me sinto feliz em ouvir e conversar. Já houve mudanças e a população está vendo”, finaliza. (Especial para o BLOG DO JOHNNY)