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Em paralelo com aulas remotas, Educação em Ponta Grossa realiza atendimentos individualizados presenciais com alunos sem acesso à internet e para ampliar o aprendizado.
Em Ponta Grossa, mesmo com a realização do ano letivo de maneira remota, todos os estudantes do Município estão recebendo atenção direta de seus professores, seja online, seja de maneira presencial. Enquanto os alunos que possuem acesso à internet são atendidos virtualmente, os estudantes que não possuem acesso às mídias são atendidos de maneira individualizada e com horário marcado, diretamente nos CMEIs e escolas municipais. Em maio o número já chega a quatro mil alunos atendidos presencialmente – sempre com autorização dos pais.
Os atendimentos presenciais foram iniciados no dia 19 de abril, após consulta feita aos pais de todos os alunos a respeito do acesso à internet para a realização das aulas virtuais. Frequentam a escola também os estudantes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental (até o 5º ano) que apresentam dificuldades de aprendizado no modelo online. Além destes, estão sendo atendidos alunos das Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) e crianças em situação de vulnerabilidade social.
A presença das crianças nos horários agendados faz parte do plano de retomada gradual e planejado às aulas presenciais, comenta a secretária de Educação, professora Simone Pereira Neves. “Estes atendimentos são fundamentais para que possamos avançar com tranquilidade e responsabilidade no retorno às atividades nas nossas escolas e CMEIs. É uma volta gradativa, atendendo aqueles alunos que mais precisam e, posteriormente, ampliando a presença dos alunos nas escolas, à medida em que tivermos as condições adequadas. Assim vamos avançando nesse retorno, tendo em vista o atendimento para todas as famílias que fizeram a opção pelo ensino híbrido e buscando um retorno com segurança para todos”, assinala a secretária.
ATENDIMENTOS INDIVIDUALIZADOS – Renata Oliveira, mãe da aluna Alice Abreu, conta que viu melhoras importantes no rendimento da filha logo após ela começar a frequentar a escola e ser atendida pela professora. “Achei maravilhoso, porque a gente tem uma noção de que o que estamos fazendo em casa, com o apoio da escola, está dando certo. Eu vi uma melhora muito boa na Alice, nas tarefas que ela está fazendo em casa. Está sendo maravilhoso, super concordo e dou todo o apoio que a escola precisar. Juntando todo mundo, a gente consegue”, comenta a mãe.
Em todas as escolas, os atendimentos são agendados e realizados seguindo o protocolo de biossegurança contra a Covid-19. Todas as atividades são coordenadas com o Programa Vem Aprender, exibido pela TV Educativa e redes sociais. Segundo a diretora da Escola Municipal Professora Lúcia Pacher, Claudete Lichinski, os atendimentos presenciais ocorrem de maneira escalonada para os alunos que não possuem acesso às mídias digitais. “Assim podemos atender as crianças da melhor forma e com segurança, dentro das necessidades de cada uma”, conta a diretora. (Com assessoria)