Divulgação
Cerca de 4.100 alunos foram inscritos e mais de 3 mil certificados. Hoje, 10, Prefeitura e Jhonn Barber iniciam cursos para portadores de Síndrome de Down.
A Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, realizou na última sexta-feira, 07, a certificação simbólica de nove munícipes que concluíram um ou mais dos 34 cursos do Programa Ponta Grossa Digital, que é destinado para famílias que desejam se capacitar e aprender a utilizar novas tecnologias de informação. No último ano, mais de 3 mil pessoas foram certificadas.
Fernanda Schmidt comenta que está à procura de relocação. Ela conta que fez os cursos Gestão em Administração e Gestão de Departamento Pessoal. Para ela, por ser on-line foi mais fácil se capacitar durante a pandemia. “Sinto-me mais segura para disputar meu espaço no mercado de trabalho. Assistindo os cursos, adquiri conhecimentos e hoje estou mais preparada”, disse orgulhosa uma das formandas.
A prefeita Elizabeth Schmidt (PSD) disse que estava participando da solenidade com muita alegria, por ser professora e por saber a importância da educação. “Um diploma sempre ajuda a abrir caminhos. Podemos começar a mudança do mundo, começando por mudar nós mesmos. Aproveitem todas as oportunidades que aparecerem. Espero que esta formação contribua para a inserção ou manutenção de vocês no mercado de trabalho”, ressaltou Elizabeth.
De acordo com o secretário José Loureiro Neto, o Programa Ponta Grossa Digital, realizado pelo Departamento de Qualificação Profissional, contou com 4.100 alunos inscritos e com mais de 3 mil certificações. Ele relata que, atualmente em um segundo ciclo do Programa, mais de 400 pessoas participam do Programa e o Departamento de Qualificação Profissional disponibilizou, neste mês, cerca de 1.200 chaves para famílias interessadas em se capacitar. “Sobram em média 30% das vagas ofertadas na Agência do Trabalhador, por falta de mão de obra qualificada. Programas como este visam empregar, oferecendo profissionais qualificados, pois sabemos que o mercado fica com quem se qualifica”, finaliza Loureiro.
Prefeitura e Jhonn Barber iniciam cursos para portadores de Síndrome de Down
No mês de abril a Prefeitura assinou um termo de parceria com Instituto Jhonn Barber para oferecer cursos profissionalizantes para alunos com deficiência, através do “Projeto Anjos da Beleza”. As aulas iniciaram hoje, 10, com os alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). Os cursos são gratuitos, sendo de barbearia e maquiagem.
Ao todo serão seis meses de aula, sendo um encontro por semana, com duração de 1h30. Os alunos foram divididos em duas turmas, contendo três em cada uma delas. O que mais se destacar será contratado pela empresa Jhonn Barber. Todos receberão certificado.
“Nós fizemos uma avaliação por idade, onde pudemos ver o nível de aprendizado de cada um dos alunos. Com essa iniciativa poderemos, além de ensinar, ajudar a ter o primeiro emprego e quem sabe abrir seu próprio negócio”, destaca o proprietário da empresa, João Diniz.
A iniciativa é pioneira e conta com carta de exclusividade com a APAE. “Nossa intenção é levar o projeto para todos os municípios. Estamos estudando para ampliar, podendo atender todo o público com alguma deficiência”, completa João.
O projeto conta com diversos apoiadores, sendo o Boticário, que doou todos os kits de maquiagem para os alunos e professores, a empresa Gama Italy que repassou todos os kits de equipamentos necessários para os cortes, a Big Barber que forneceu todos os produtos de bancada e a Viking que doou todas as pomadas que serão utilizadas durante o curso.
Segundo a secretária de Políticas Públicas Sociais e presidente da Fundação de Assistência Social de Ponta Grossa (FASPG), Simone Kaminski, o projeto vem ao encontro das ações que têm sido desenvolvidas pelo Município, que tem diversificado os projetos oferecidos à comunidade.
“Nós temos desenvolvido diversas ações com intuito de auxiliar a comunidade e impactar de forma mais positiva possível a vida das pessoas. No caso específico da inclusão, o “Projeto Anjos da Beleza” tem um papel muito importante, pois abre espaço no setor da beleza para alunos com Síndrome de Down, oferecendo acompanhamento diferenciado e a oportunidade de profissionalização tanto na área da maquiagem quanto na área da barbearia”, explica.
Para o empresário João Diniz, da Johnn Barber, o projeto é a realização de um sonho. “Sempre foi um sonho meu poder fazer uma estrutura onde a gente pudesse atender portadores de alguma deficiência. O Anjos da Beleza é um projeto inovador. Não existe no país um projeto que faça esse tipo de inclusão de pessoas com Síndrome de Down e é algo que, para nós, é de extrema importância trazer esse curso para o mercado de hoje”, ressalta. (Com assessoria)