Arquivo
Oito municípios paranaenses integram a lista das 100 maiores economias do País. Ponta Grossa ocupa a 69ª posição no ranking nacional, com um Produto Interno Bruto (PIB) de R$ 19,5 bilhões. Também aparecem no ranking Curitiba (6ª colocação), São José dos Pinhais (45ª), Araucária (46ª), Londrina (50ª), Maringá (54ª), Foz do Iguaçu (70ª) e Cascavel (91ª).
A Prefeitura de Ponta Grossa já disponibilizou formulário online de consulta pública para elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias 2022 e do Plano Plurianual 2022-2025. A população pontagrossense pode participar do planejamento do orçamento da cidade e prioridades para a administração municipal para os próximos anos. Através da consulta pública, os munícipes podem indicar à Prefeitura quais são os setores prioritários de investimentos, além de realizar outras sugestões. O preenchimento do formulário será feito exclusivamente pelo site da Prefeitura, como medida de prevenção ao coronavírus, evitando o contato da população com os formulários impressos.
“A participação de um número expressivo de pessoas nesta consulta pública é uma etapa muito importante para mapearmos junto a população sobre o que entendem como prioridade em seus bairros e regiões. Nos últimos anos, recebemos cerca de 30 mil sugestões, em média, elencando as áreas prioritárias para investimento pela administração municipal. São as indicações da população que irão dar base à construção das peças orçamentárias que guiarão a gestão nos próximos anos”, detalha o secretário da Fazenda, Cláudio Grokoviski.
A consulta ficará aberta até o final do mês de maio, quando os dados serão consolidados para apresentação em audiência pública na Câmara de Vereadores. O questionário é simples. É necessário preencher seus dados pessoais, indicar quais seriam as cinco prioridades para o seu bairro ou região e propor sugestões. O cidadão que quiser indicar à administração municipal as áreas que considera prioridade para seu bairro, pode participar pelo link: https://www.pontagrossa.pr.gov.br/consulta-popular. (Com assessoria)