Divulgação
Deputado foi o entrevistado do Edição das 10H e falou sobre as prioridades da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática, da qual é presidente.
O deputado federal Aliel Machado (PSB) foi o entrevistado do Edição das 10H de hoje, 07, do canal Globo News. O parlamentar pontagrossense, que é presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI) falou sobre a implantação do 5G no país, o papel da imprensa e a necessidade de investimento em Ciência e Tecnologia. Mais cedo o deputado já havia recebido o ministro Marcos Pontes (Ciência e Tecnologia) para uma apresentação do planejamento na Comissão.
Entre os temas da entrevista está o edital de leilão para o 5G, que foi aprovado pela Anatel em fevereiro. Para o deputado, é preciso estabelecer prioridades, já que é uma corrida de disputa de mercado mundial. “O Brasil precisa tomar cuidado para que o leilão tenha o maior número de empresas disputando e que chegue ao maior número de pessoas e instituições que mais precisam. Avançar com responsabilidade e sem ideologizar o assunto”, avalia o parlamentar.
Durante a conversa, Aliel destacou a importância desse debate para o futuro do país. “O 5G vai contribuir muito para o desenvolvimento econômico. Investir em Ciência é investir no futuro. Da saúde ao agronegócio, a tecnologia da quinta geração de telefonia celular (5G) precisa se realizar no país num tempo curto e fazer com que chegue à maioria das cidades, às nossas universidades, para o uso em projetos de pesquisa, engenheiros e às empresas”, disse Aliel.
Ao ser questionado sobre outros temas que serão debatidos na Comissão, Aliel falou sobre o papel da imprensa e os ataques que ela vem recebendo, já que a comissão também representa a Comunicação no país. “Hoje estamos expostos a tantas Fake News, que são espalhadas. Isso deixa a população aflita, recebendo muita informação duvidosa pelas redes sociais e aplicativos. A imprensa vem sofrendo muitos ataques e precisamos tomar muito cuidado com relação a isso”, defendeu Aliel.
O repórter Nilson Klawa, que conduziu a entrevista, destacou o passado do parlamentar, falando sobre a presidência da Câmara Municipal em Ponta Grossa e da ligação com a Ciência desde a juventude. “Eu fui do movimento estudantil e sempre fui muito ligado às universidades públicas. Elas possuem não só um ensino de qualidade, mas importantes projetos de pesquisa e extensão. Eu, que já fui engraxate, com muito orgulho, sou o exemplo de que se não for com investimento em Educação e a redução da desigualdade, nós ainda vamos sofrer consequências graves. Investir em Educação e Ciência e Tecnologia é investir em política de Estado, para combater os principais problemas do país como a desigualdade”, falou Aliel.
Por fim, o deputado pediu confiança na Ciência e muito cuidado à população nesse momento difícil da pandemia. “Cuidem-se. O momento ainda é muito grave. E acreditem na Ciência, que está nos ajudando muito nesse momento”, finalizou o deputado. (Com assessoria)