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Frentes na cidade estão na Avenida Souza Naves, trecho urbano da BR 373, além da BR 376 e PR 151. Trabalhos têm previsão para serem concluídos até novembro deste ano. Obras no km 173 da BR 373 (foto), que compreendem uma nova trincheira, avançam com escavações na pista principal.
Com frentes de obras em todas as entradas de Ponta Grossa, os trabalhos da CCR RodoNorte nas rodovias da cidade evoluem a cada dia. Ao longo deste mês de março, o avanço nas intervenções de novos acessos, viadutos, marginais e trincheiras na Avenida Souza Naves (trecho urbano da BR 373), Distrito Industrial (BR 376) e Acesso Secundário de Ponta Grossa (PR 151) superou a marca de 50%, seguindo rigorosamente os prazos previstos no início dos trabalhos.
“Todas as frentes de obras em andamento estão dentro do prazo, mesmo com os períodos de chuva que tivemos principalmente nos meses de dezembro e janeiro. No caso de obras em trechos urbanos, como é o caso de Ponta Grossa, um dos principais desafios é a preservação da fluidez do trânsito na medida do possível” explica Denysson Canesso, gerente de engenharia da CCR RodoNorte. A previsão de conclusão para todas as frentes, inclusive as que estão em andamento em outras cidades, é novembro deste ano.
Um exemplo desta dinâmica está na Avenida Souza Naves, que tem frentes de obras nos kms 173 (região do Jardim Sabará) e 180 (Bocaina): até o mês passado, o foco das atividades estava na conclusão e liberação das pistas marginais, para que após esta etapa as equipes da concessionária iniciassem nas atividades na pista principal da BR 373. No caso das obras do km 499 da BR 376, no novo acesso ao Contorno Leste, as duas novas marginais devem ser concluídas e liberadas pela CCR RodoNorte já neste mês de abril.
Neste momento, os trabalhos na região do Jardim Sabará estão concentrados na sustentação e contenção das paredes laterais da nova pista principal, com serviços de escavação e execução dos tirantes metálicos e do concreto planejado; na frente da ‘Souza Naves’ localizada na região da Bocaina, as equipes da concessionária trabalham com foco na execução do aterro armado que irá receber o novo viaduto do km 180. Nos dois casos, as pistas marginais recebem o tráfego de veículos com duas faixas para cada sentido.
SEGURANÇA – Com centenas de trabalhadores e máquinas circulando por estas regiões, um dos focos da CCR RodoNorte é na segurança. “Reforçamos a sinalização especifica de cada um dos pontos em obra, com orientadores de tráfego e indicação em placas e painéis de mensagem variável, sempre com o objetivo de alertar os motoristas para o cuidado redobrado ao circular por estes trechos” reforça Mauro Bertelli, gerente de atendimento da concessionária.
COMO VAI FICAR? No km 173 da Avenida Souza Naves, está sendo construído um dispositivo do tipo trincheira, onde a rodovia será ‘rebaixada’ e serão construídas marginais nos dois sentidos, com as vias locais sendo interligadas por um viaduto. Já no km 180, as obras compreendem a construção de um viaduto, com a elevação da pista existente, além da construção de marginais e acessos em desnível para os dois sentidos da rodovia.
Para o novo acesso ao Contorno Leste, na BR 376, o dispositivo a ser construído é a trincheira, com pistas marginais e a rodovia permanecendo no nível atual; no acesso secundário da PR 151, por sua vez, a frente de obras da CCR RodoNorte resultará em uma trincheira, um viaduto, alças direcionais, pistas em três níveis diferentes e uma nova rotatória. (Com AEN)