11 de maio de 2017

Câmara rejeita ensino superior para secretariado municipal

Arquivo

Para o vereador Felipe Passos, autor do projeto, a exigência refletiria no crescimento econômico e social da cidade e na qualidade dos serviços prestados

Os vereadores mantiveram ontem por 18 votos favoráveis e quatro contrários, o parecer contrário da Comissão Especial formada para analisar o projeto de emenda à Lei Orgânica do Município (LOM), de autoria do vereador Felipe Passos (PSDB), obrigando curso superior completo aos secretários municipais. Com o resultado, o projeto foi arquivado. “Essa exigência na capacitação superior dos secretários vai refletir no crescimento econômico e social da cidade, como também na qualidade dos serviços prestados”, argumentou Passos.

Para o vereador Pietro Arnaud (REDE) a proposta promove a exclusão. “Como é que vamos privar pessoas que reconhecidamente possuem experiência na área de ser secretário só porque não cursaram uma faculdade?”, questiona.

Para o relator do parecer, vereador Rudolf Polaco (PPS), a proposta viola o princípio da simetria da legislação federal e estadual, que não faz a exigência de ensino superior para os cargos de ministro e secretários estaduais. “Vejo a inconstitucionalidade deste projeto. Não podemos proibir o que a Constituição não proíbe. Não podemos rasgar a Constituição para aprovar uma lei destas”, defendeu o vereador e líder do governo na Câmara Municipal.

O prefeito Marcelo Rangel (PPS) manifestou apoio à proposta e chegou a anunciar no final do ano passado que seria o autor do projeto.


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

22 de novembro de 2024

499 famílias de Ponta Grossa recebem chaves da casa própria

Divulgação

22 de novembro de 2024

Aprovação do Mercado de Carbono coloca Brasil em destaque na gestão ambiental

Arquivo

22 de novembro de 2024

“Meu filho foi assassinado de forma cruel. Caído no chão, ele continuou atirando”, revela mãe de empresário morto por Neto Fadel

Divulgação

22 de novembro de 2024

Bosque de Luz retorna a Ponta Grossa para abrir o Natal 2024 com jardim mágico

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos