8 de maio de 2017

Municípios do Fórum G11 assinam termo de cooperação

Divulgação

Segundo encontro do grupo aconteceu em Maringá, durante a programação de comemoração dos 70 anos do município. A vice-prefeita e presidente da Fundação de Turismo, Elizabeth Schmidt, aderiu ao termo de cooperação entre os 11 municípios

O Fórum G11, que reúne municípios paranaenses nas categorias ‘A’ e ‘B’ do Ministério do Turismo, realizou na última semana a segunda reunião oficial do grupo, após sua criação em março deste ano. O encontro aconteceu em Maringá e integrou a programação de comemoração pelos 70 anos da cidade. Os representantes do setor de cada município trocaram experiências, realizaram visitas técnicas e assinaram ao Termo de Cooperação para o Turismo. Além dos representantes da área dos municípios participantes, também estiveram presentes parceiros e membros do trade turístico, como o Conventions Visitors Bureau Maringá e o Observatório do Turismo. Durante o encontro, secretários e diretores do Turismo dos municípios que compõem o Fórum G11 discutiram sobre os avanços e dificuldades que o setor enfrenta em cada município. Os visitantes realizaram visitas técnicas dentro da programação da Expo Ingá, na Cervejaria Cathedral, Cervejaria Araucária e Parque do Japão.

“A participação de representantes do turismo é o que fortalece esse espaço de discussão e troca de conhecimentos, de forma a fortalecer o setor em cada município, apostando nas particularidades e características de cada região. Essa troca de experiências é fundamental. Discutimos ideias e projetos realizados nas cidades vizinhas e pensamos em como adaptar para nossa realidade, como repetir essas experiências bem-sucedidas”, avalia a vice-prefeita e presidente da Fundação Municipal de Turismo, Elizabeth Schmidt.

Além das visitas e discussões, os representantes também assinaram ao Termo de Cooperação para o Turismo. O documento define que o grupo realizará reuniões mensais para a troca de conhecimentos, de forma a assegurar a produtividade e resultados em ações de integração, cooperação, associação e crescimento. O documento define ainda que, com a proposta de garantir participação igualitária dos municípios, as reuniões serão realizadas de forma itinerante, sediadas em cada município. De acordo com o Termo, anualmente será publicado, no dia do Turismo Regional, dia 6 de outubro, uma publicação intitulada ‘Coletânea de Boas Práticas em Turismo pelo Desenvolvimento Sustentável’.

Nesta segunda reunião, participaram os representantes dos municípios de Maringá, Londrina, Guarapuava, Curitiba, Ponta Grossa e da Paraná Turismo. Também estiveram presentes o delegado da Agência Brasileira de Agências de Viagem (ABAV-PR), representes do Núcleo de Cervejeiros, o Instituto Cultural Ingá, a Rede de Turismo Regional (RETUR) e o Conselho Municipal de Turismo de Maringá. A próxima reunião do grupo acontece no final de junho, em Foz do Iguaçu, durante o evento FIT Cataratas.

O Fórum G11 é constituído pelos municípios Foz do Iguaçu e Curitiba, na categoria ‘A’, e Maringá, Londrina, Cascavel, Ponta Grossa, Guaratuba, Araucária, Guarapuava, Matinhos e Paranaguá, na categoria ‘B’. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

22 de novembro de 2024

499 famílias de Ponta Grossa recebem chaves da casa própria

Divulgação

22 de novembro de 2024

Aprovação do Mercado de Carbono coloca Brasil em destaque na gestão ambiental

Arquivo

22 de novembro de 2024

“Meu filho foi assassinado de forma cruel. Caído no chão, ele continuou atirando”, revela mãe de empresário morto por Neto Fadel

Divulgação

22 de novembro de 2024

Bosque de Luz retorna a Ponta Grossa para abrir o Natal 2024 com jardim mágico

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos