Arquivo
“Estamos todos, buscando atravessar esse momento delicado e vencer essa pandemia. Estamos todos do mesmo lado: a favor da vida e da saúde. Respeite as regras, contribua para diminuir o avanço dessa doença e principalmente, fique em casa o quanto for possível. A saúde e a vida de muitos dependem disso”, declarou a prefeita em novo pronunciamento divulgado na noite de ontem, 27, nas redes sociais.
A equipe técnica da Fundação Municipal de Saúde (FMS) se reuniu durante a semana para verificar todos os insumos que serão utilizados nas aplicações da vacina contra o coronavírus, os materiais estão organizados e o estoque está abastecido. Neste momento a FMS aguarda o recebimento das vacinas para poder programar a logística de aplicação. Seringas, agulhas, algodão e luvas já estão disponíveis. A organização das câmaras frias está pronta para ser acionada e as equipes já estão sendo instruídas.
Durante a reunião foi sinalizada a necessidade de convocar outras secretarias municipais para distribuir tarefas e realizar a imunização de maneira segura e rápida na primeira fase, por exemplo, Cidadania e Segurança Pública e Educação. Na próxima semana haverá nova reunião com o grupo de trabalho, onde serão definidos os locais da aplicação, se haverá equipe volante e drive tru.
“Ponta Grossa está preparada para a vacinação. O momento é de união de forças, onde todos teremos um papel importante para combater uma doença que vem aumentando a cada dia. Nossas equipes estão cientes do trabalho que deverá ser realizado e estão se organizando da melhor maneira para atender o público-alvo. Acreditamos que na próxima semana já podemos dar início a imunização”, comenta a prefeita, Elizabeth Schmidt.
Até o momento a FMS não recebeu a informação dos órgãos responsáveis sobre o quantitativo de doses que serão entregues ao Município de Ponta Grossa, porém já estabeleceu uma linha de vacinação. “Na primeira fase serão vacinadas as pessoas que estão na linha de frente do combate ao coronavírus, ou seja, os funcionários dos hospitais, Unidades de Ponto Atendimento (UPA), laboratório e as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de referência para atendimento dos sintomáticos”, destaca o secretário municipal da FMS, Dr. Rodrigo Manjabosco. O público inicial citado são aproximadamente 2.805 profissionais.
Elizabeth acredita que em algumas semanas várias outras faixas sejam atendidas. “Queremos a vacinação de todos, no menor prazo possível”, reforçou a prefeita.
Na próxima semana a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa terá mais informações definidas para serem repassadas à comunidade. (Com assessoria)