Divulgação
Atendendo pedido da Coligação Somos Todos Ponta Grossa, da candidata a prefeita Professora Elizabeth, o Tribunal Regional Eleitoral suspendeu pesquisa prevista para ser divulgada hoje, 23, contratada pela TV Vila Velha e site D’Ponta News.
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) atendendo pedido da Coligação Somos Todos Ponta Grossa, da candidata a prefeita Professora Elizabeth (PSD) suspendeu ontem à noite, 22, a divulgação de pesquisa do Instituto Equação/Arbeit, contratada pela TV Vila Velha e site D’Ponta News. A pesquisa seria divulgada nesta segunda-feira, 23.
A Coligação apontou que: o Instituto de Pesquisa não realiza ponderação dos dados referentes ao gênero, faixa etária, grau de instrução e nível econômico dos respondentes, requisito mínimo essencial, nos termos do artigo 2º, inciso IV, da Resolução TSE nº 23.600/2019, vez que ausente qualquer informação neste sentido no registro; e a ponderação dos resultados é obrigatória e necessária, a fim de corrigir divergências entre as amostras coletadas em campo e os dados apresentados no plano amostral (estratificação).
“Neste momento de convicção sumária, entendo que as provas trazidas aos autos são suficientes para demonstrar a verossimilhança das alegações da impetrante no sentido de que a pesquisa impugnada não contém os requisitos mínimos exigidos pela legislação eleitoral”, apontou o juiz Carlos Alberto Costa Ritzmann em sua decisão.
A pesquisa entrevistou 700 eleitores de 19 a 22 de novembro e custou R$ 16 mil.