Arquivo
“Na Nota que provocou toda essa discussão, o Partido dos Trabalhadores tentou trazer alguma racionalidade política na decisão de seus filiados e trouxe argumentos que continuam válidos. Entretanto é difícil fazer ver o caminho no meio a uma tempestade e preservar a racionalidade em meio a arroubos emocionais semelhantes a birras infantis”.
Para combater o desemprego que foi agravado com a pandemia, o Professor Edson (PT), que concorre ao cargo de prefeito pela Coligação “Ponta Grossa, uma cidade para você”, colocou em seu plano de governo a meta de construir pelo menos dez Centros Comerciais de Vila instalados junto aos Barracões de Produção e Comercialização Comunitária.
A ideia é que a UNISOL PG (universidade virtual que será criada para aliar o conhecimento científico ao saber popular) organize quem pode ensinar e a Prefeitura ofereça um teto seguro para quem quer trabalhar, produzir e comercializar o fruto do seu suor. “É assim que serão erguidos os Barracões de Produção e Comercialização Comunitária e os Centros Comerciais de Vila. A localização dos dez primeiros barracões será definida pelas lideranças comunitárias que conhecem melhor do que ninguém as necessidades e o potencial de suas vilas para que a ideia dê certo”, diz o Professor Edson.
Para facilitar ainda mais essa iniciativa, o Professor Edson pretende disponibilizar aplicativos móveis para compartilhamento da produção e comercialização de bens e prestação de serviços em Ponta Grossa. “A Prefeitura pode incentivar, através do FACITEC/UNISOL, a construção ou adaptação de um aplicativo para celular que possibilite o entrosamento entre produtores e consumidores de bens e serviços no município, sem custo para o usuário. Uma iniciativa como esta pode custar muito pouco mas pode render muito para a cidade. Assim é que vamos construir uma Cidade Inteligente”, salienta o candidato.
Para que tudo isso tenha sucesso, será também necessário fazer com que o Parque Eco-Tecnológico saia do papel. “Um centro de integração de esforços entre empresas e universidades precisa ir muito além de alguns bravos esforços e muita propaganda. É preciso apoio de verdade para que as universidades e faculdades de Ponta Grossa possam contribuir também com o médio e o pequeno empresário da cidade que precisa de mais apoio para trabalhar e produzir melhor”, defende o candidato do PT. (Com assessoria)