Arquivo
O Ministério Público pede que seja instaurado inquérito junto à Polícia Federal, a perícia técnica dos bens apreendidos, a oitiva de Adão Matozo (suspeito da prática do crime previsto no artigo 299 do Código Eleitoral), membros da Coligação de Mabel e de Jocelito Canto.
A candidata a prefeita Mabel Canto (PSC) tem como um dos compromissos promover a qualidade social e educacional com a estruturação de uma Rede de Cuidados da Educação e a criação de um Centro Socio Educacional. O objetivo é fazer com que quando uma professora detectar uma dificuldade em um aluno, a rede deve ser acionada. Com este trabalho, a criança poderá ser atendida com tratamento especializado.
O Centro Socio Educacional contará com diferentes profissionais, como psicóloga, fonoaudióloga, neuropediatra, neuropsicopedagoga, para atender as necessidades das crianças e também das famílias. Além disso, o atendimento seria integrado com outras áreas, como Assistência Social, Saúde, Qualificação Profissional, Esporte e Cultura.
“Queremos integração para que não existam tratamentos isolados. Assim, o problema encontrado na educação será um problema de toda a rede que deverá trabalhar conjuntamente para a resolução das dificuldades”, explica Mabel Canto.
Outro ponto importante é garantir materiais pedagógicos suficientes para toda a rede municipal. “As nossas escolas e Cmeis devem contar com materiais variados para o aprendizado, ainda mais agora em momento de reinvenção da educação onde nem todos os alunos poderão permanecer o tempo todo em sala de aula. É preciso garantir que em diversos outros locais da escola, com ajuda de equipamentos e materiais de ponta, as crianças possam ter aprendizado com qualidade”.
DIRETOR ADJUNTO – Na educação, Mabel reforça que é preciso criar a função de diretor adjunto para as escolas que possuem EJA e precisam funcionar em três turnos. “O debate na rede é essencial. Queremos dialogar sobre a criação do cargo de um diretor adjunto ou sobre a colocação de um administrativo para auxiliar a direção nas compras, gestão, prestação de contas, contratação de serviços de reparos, deixando a direção com suas demais atribuições, relacionadas com o ensino”.
Outros setores também devem ganhar reforços. “Queremos contratar no mínimo duas assistentes sociais para atender a rede municipal. É fundamental que cada escola e Cmei com mais de 100 alunos tenha um reforço administrativo com mais um escriturário ou assistente da administração para atenderem as questões que não sejam didático e pedagógicas, permitindo a direção dedicar-se mais a educação e direção”, acrescenta a candidata. (Com assessoria)