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Após testes e amplos estudos, concessionária já iniciou aplicação do primeiro lote do material, utilizado em obras de manutenção na região de Ponta Grossa: primeiros resultados são positivos. Avenida Souza Naves, que recebe obras de novos viadutos e também trabalhos de manutenção, é um dos pontos onde há aplicação do novo asfalto.
Com obras espalhadas por várias regiões do Paraná, a concessionária CCR RodoNorte investe para muito além dos serviços executados nas rodovias cuidadas pela companhia. Um dos exemplos deste trabalho está na área da tecnologia rodoviária: na última semana, a CCR RodoNorte iniciou a aplicação de um material asfáltico importado da Rússia, que neste primeiro momento será utilizado em pontos que recebem obras de manutenção do pavimento nas BRs 373 e 376, região da Avenida Souza Naves e trecho entre Ponta Grossa e Tibagi.
De acordo com o setor de Engenharia da CCR RodoNorte, o ‘Asfalto Russo’ apresentou, desde os primeiros testes em laboratório, resultados positivos em aspectos como durabilidade, elasticidade e resistência; inclusive, em alguns casos, com números até melhores em relação ao material utilizado atualmente. A boa resposta chamou a atenção da concessionária, que importou um primeiro lote do material com 1,1 mil toneladas. Além disso, no aspecto financeiro, mesmo com os custos de importação, a escolha do material se mostrou economicamente viável.
“Desde o início da análise sobre a escolha do novo asfalto, a prioridade em todas as fases do processo é buscar um material com a maior qualidade possível para o nosso pavimento, e por consequência para o motorista que circula nas rodovias. É um investimento que vai representar ainda mais conforto e segurança para nossos clientes”, reforça Denysson Canesso, Gestor de Engenharia da CCR RodoNorte.
PRÓXIMOS PASSOS – Com as primeiras aplicações do material vindo da Rússia, os resultados dos testes em laboratório vão se somar as análises feitas em campo, através de amostras dos materiais e também do monitoramento constante realizado pelas equipes de engenharia. A partir dos resultados, a CCR RodoNorte irá estudar a utilização do ‘Asfalto Russo’ nas obras de duplicações e também nas obras de novos acessos e viadutos.
E as possibilidades de aplicação do material são amplas, visto a alta de demanda de obras – e por consequência de material asfáltico – da CCR RodoNorte atualmente, que seguirão até novembro do ano que vem: são obras de novos acessos, viadutos e trincheiras nas BRs 376 e 277, além da PR 151, todas em andamento, nas cidades de Ponta Grossa, Castro, Piraí do Sul, Tibagi, Imbaú, Ortigueira e Campo Largo. (Com assessoria)