Divulgação
Candidato adversário ao atual prefeito, Marcelo Menarim somou 11% das intenções de voto do eleitor castrense.
O prefeito de Castro, Moacyr Fadel (Patriota), que concorre a reeleição, lidera a disputa pela Prefeitura com 76% das intenções de voto do eleitor castrense. O candidato adversário ao atual prefeito, Marcelo Menarim (PSD) somou 10%. 12% dos entrevistados ainda não decidiram e outros 2% disseram que irão votar branco/nulo. É o que aponta a pesquisa do realizada pelo Instituto Arbeit Intelligence, contratada pela TV Vila Velha e D’Ponta News no cenário estimulado.
Neste cenário, a projeção da pesquisa indica que Moacyr Fadel teria 88,37% dos votos válidos (cálculo final considerado pelo Tribunal Superior Eleitoral – TSE onde há a exclusão dos votos brancos e nulos da contagem). Marcelo Menarim ficaria com 11,63% dos votos válidos.
No levantamento espontâneo, onde não são indicados os nomes dos candidatos, 67% dos entrevistados afirmaram votar em Moacyr Fadel nas eleições municipais do dia 15 de novembro. Marcelo Menarim foi o indicado por 6,75% dos eleitores. Nenhum candidato ou votos brancos e nulos foi a resposta de 1,25% dos entrevistados, cada.
A pesquisa também perguntou aos entrevistados sobre a certeza da escolha. 72% respondeu que a escolha é definitiva e não deve mudar. 26,50% afirmaram que podem mudar de voto durante a campanha. Não sabe ou não respondeu somou 1,5%.
O levantamento questionou ainda a opinião dos eleitores sobre quem deverá ganhar a eleição em Castro, independente do voto do entrevistado. Moacyr Fadel foi apontado por 82% dos entrevistados. Marcelo Menarim foi a resposta de 5,25%. Os que não souberam ou não responderam somaram 12,75%.
REJEIÇÃO – A pesquisa também apontou o índice de rejeição dos candidatos. Marcelo Menarim aparece na frente, com 47,50% de rejeição. Moacyr Fadel ficou com 5,25%. 43,75% dos entrevistados afirmaram não rejeitar nenhum dos candidatos. Aqueles que disseram rejeitar todos os candidatos somou 2,50%. Os que não souberam ou não responderam foi 1%.
Foram entrevistados 400 eleitores, maiores de 16 anos, entre os dias 19 e 20 e outubro de 2020. A margem de erro é de 4,9% para mais ou para menos e o intervalo de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no TSE sob protocolo número PR-01034/2020. (Com informações do D’Ponta News)