9 de outubro de 2020

Ponta Grossa ganha o título de Capital Paranaense da Cerveja

Divulgação

O deputado comenta que decidiu apresentar o projeto porque Ponta Grossa está prestes a se tornar a cidade com o maior potencial de produção de cerveja da América Latina, em escala industrial e artesanal, de acordo com os dados das próprias cervejarias instaladas na cidade.

A Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) aprovou, em primeira discussão, o Projeto de Lei (PL) que torna Ponta Grossa a Capital Paranaense da Cerveja. A proposta é de autoria do deputado Plauto Miró Guimarães Filho (DEM). O PL ainda vai passar por mais duas votações antes de seguir para a sanção do governador Ratinho Júnior (PSD).

Plauto comenta que decidiu apresentar o projeto porque Ponta Grossa está prestes a se tornar a cidade com o maior potencial de produção de cerveja da América Latina, em escala industrial e artesanal, de acordo com os dados das próprias cervejarias instaladas na cidade.

A quantidade produzida anualmente somente nas duas maiores fábricas existentes é responsável pelo abastecimento das regiões Sul e Sudeste do Brasil, considerado o mercado premium, de acordo com a assessoria da Heineken.

Mas não é só a produção em escala industrial que chama a atenção e destaca a cidade nesse setor. As cinco principais cervejarias artesanais de Ponta Grossa são responsáveis pela fabricação de 150 mil litros/mês. Alguns tipos da bebida receberam premiações e são reconhecidas internacionalmente.

“Não faltam motivos para que a cidade receba esse título. É importante lembrar também que a produção de cerveja faz parte da história de Ponta Grossa, desde o século XVIII, com a instalação da primeira fábrica na cidade que, mais tarde, ganhou o nome de Adriática, por meio da família Thielen”, argumenta Plauto.

Outro fator relevante, destaca o deputado, é a geração de emprego e renda que as indústrias do setor promovem para a cidade. Juntas, as fábricas empregam cerca de mil pessoas de forma direta. E este número deve crescer em breve já que as duas maiores indústrias têm projetos de expansão de suas unidades.

Além de ser um motivo de orgulho para a cidade, pelo aspecto histórico e por sua importância em um significativo mercado, o título de Capital Paranaense da Cerveja pode ser usado em estratégias de marketing para atrair mais indústrias do ramo e também para divulgar os potenciais de Ponta Grossa em várias áreas, como no turismo. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Arquivo

29 de novembro de 2024

Prefeitura inicia em dezembro cadastro itinerante para o ‘Vale Gás’

Divulgação

29 de novembro de 2024

Portos do Paraná publica edital de licitação para o arrendamento da área PAR15

Divulgação

29 de novembro de 2024

Prefeitos de Ipiranga e Imbaú concorrem à presidência da AMCG

Arquivo

29 de novembro de 2024

Marcelo Rangel deve sofrer nova derrota com Maurício Silva na disputa da presidência da Câmara

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos