10 de setembro de 2020

Reitor da UEPG discute proposta de museu para o Operário

Divulgação

A intenção é utilizar a Casa da Memória, antiga Estação Paraná, para a instalação do museu.

Representantes do Museu Campos Gerais, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e do Conselho Municipal de Política Cultural, se reuniram na última terça-feira, 08, por meio de videoconferência para discutir a criação de um museu que apresenta a história do clube Operário Ferroviário e as suas relações com a ferrovia, que faz parte do desenvolvimento de Ponta Grossa.

Segundo o reitor da UEPG, Miguel Sanches Neto, a ideia vem sendo discutida desde a realização do contrato de parceria entre a UEPG e o Operário para a construção de um Centro de Treinamento (CT) no campus em Uvaranas. A intenção é utilizar a Casa da Memória, antiga Estação Paraná, para a instalação do museu. “Com a desocupação do local, quando houve a discussão de qual destino dar ao espaço, a reitoria, o Museu Campos Gerais e o Operário, apresentaram ao prefeito Marcelo Rangel uma proposta de transformação da Estaçãozinha em um Museu Operário-Ferroviário, que seria um importante ponto de memória e de divulgação da história da cidade e do time. O prefeito foi totalmente favorável à proposta”, aponta Miguel Sanches.

Para o presidente do Operário, Álvaro Góes, o espaço está em uma posição estratégica de visitação e é apropriado para contar a história do clube. “Hoje uma das principais marcas da nossa cidade é o Operário, assim como a UEPG. Vejo o museu com grande importância para a cidade, uma forma de divulgação da marca Operário para que as pessoas entendam como surgiu o clube e a história dos ferroviários que trabalharam aqui e ajudaram a desenvolver o município. Tudo isso é essencial para deixar que a memória do Operário e destes trabalhadores continue viva”, destaca.

O Diretor do Museu Campos Gerais (MCG), Niltonci Chaves, salienta a decisão por parte da Universidade em manter o espaço para fins culturais e a contribuição do MCG para compor o museu. “É preciso fazer um agradecimento ao reitor da UEPG que fez a articulação para esta proposta e que conseguiu manter o prédio da Casa da Memória destinado para o campo da cultura. A manutenção deste espaço voltado para a cultura é uma grande conquista. O museu dedicado ao Operário contempla todas as motivações históricas, identitárias e afetivas para o uso do espaço. O MCG vai contribuir para a concepção deste museu e da criação das narrativas que o espaço irá propor para a cidade. A expectativa é bastante positiva”, afirma.

Para formalizar o processo, o reitor apresentou a proposta ao Conselho Municipal de Política Cultural, instância responsável pelas políticas culturais do Município, que a aprovou por unanimidade. Conforme explica o Presidente da Fundação Municipal de Cultura, Fernando Durante, “com a aprovação do Conselho de Políticas Culturais e do Conselho Municipal de Patrimônio Cultural será possível dar continuidade a esta importante obra, que sem dúvida será um grande feito para a cultura da cidade”, afirma.

A Prefeitura Municipal e o Operário farão um termo de convênio para oficializar a intenção, que será encaminhada para o Conselho, para ratificação. O termo será discutido entre os parceiros, quando será definida a competência de cada um. “Neste momento, é extremamente importante unir todas as representações em torno de um projeto que fortalece a identidade de Ponta Grossa”, ressalta o reitor.

O próximo passo para a execução da proposta será a avaliação das condições da edificação e a contratação de um projeto de restauro, que permitirá a elaboração de um cronograma de ocupação do prédio. A UEPG buscará recursos, inicialmente para o projeto de restauro, junto ao Governo do Estado. “É relevante que todos estejam unidos para preservar o prédio histórico da estação, preservar a memória da ferrovia e do time que a representa”, completa Miguel Sanches. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Arquivo

29 de novembro de 2024

Prefeitura inicia em dezembro cadastro itinerante para o ‘Vale Gás’

Divulgação

29 de novembro de 2024

Portos do Paraná publica edital de licitação para o arrendamento da área PAR15

Divulgação

29 de novembro de 2024

Prefeitos de Ipiranga e Imbaú concorrem à presidência da AMCG

Arquivo

29 de novembro de 2024

Marcelo Rangel deve sofrer nova derrota com Maurício Silva na disputa da presidência da Câmara

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos