Divulgação
Proposta cria diretrizes para fixar cartazes do ‘Disque 100 Racismo’ em alguns estabelecimentos comerciais e transporte público de Ponta Grossa.
A Câmara de Ponta Grossa ontem, 02, um projeto de lei que estabelece diretrizes para a fixação de cartazes que divulguem o serviço Disque Direitos Humanos, especificamente sobre casos de racismo (Disque 100 Racismo), em alguns estabelecimentos da cidade. A proposta, de autoria do vereador Rudolf Polaco (PSL), foi aceita em primeira discussão e tem o objetivo de intensificar o combate às práticas racistas.
O projeto de lei nº 149/2020 obriga a fixação dos cartazes em uma lista de estabelecimentos descritos no documento, como bares, hotéis, restaurantes e até mesmo no transporte público. “O objetivo é divulgar o Disque 100 em locais com um fluxo alto de pessoas. É uma ação simples e que com certeza vai facilitar a denúncia de casos de racismo quando alguém presenciar essa atrocidade”, avalia o vereador.
A proposta de combate ao racismo prevê sanções para locais que não se enquadrarem às regras. “Acredito que todos os estabelecimentos são favoráveis a essa medida, já que existem muitos outros cartazes semelhantes e não dá trabalho nenhum intensificar essa ação. Na sociedade atual, precisamos combater o racismo em todas as esferas e de todas as formas possíveis”, destaca.
O projeto de lei precisa ser aprovado em mais uma sessão pelos vereadores para, na sequência, ser encaminhado à sanção do prefeito Marcelo Rangel (PSDB). (Com assessoria)