24 de agosto de 2020

Valtão questiona local escolhido para construção da nova UPA

Arquivo

As oitivas das testemunhas estão marcadas para a próxima terça-feira, 29, e no dia 06 de julho.

O vereador Walter José de Souza – “Valtão” (PRTB) sugeriu a mudança de local da implantação da nova Unidade de Pronto-Atendimento (UPA), anunciada pela Prefeitura para a região central de Ponta Grossa. Para o vereador, o imóvel escolhido para abrigar a unidade pode causar prejuízo para o próprio atendimento, além de problemas com o trânsito na região.

A nova UPA será implantada no imóvel da antiga Maternidade Santana, localizada na Rua Paula Xavier. O imóvel pertence ao governo do Estado, mas acabou cedido ao poder municipal para a construção da unidade. O vereador teme, no entanto, que o acesso ao local seja prejudicado por conta da falta de estacionamento e do tráfego elevado de veículos nas ruas próximas, principalmente em horário de pico.

“O imóvel não tem a estrutura necessária para uma unidade de atendimento de saúde com um fluxo alto de pessoas, que entram e saem a todo tempo. É só pegarmos como base a UPA do Santa Paula, com um estacionamento que chega a ficar lotado em muitas oportunidades. Como as pessoas vão fazer o acesso rápido ao local? São poucas vagas de estacionamento na região, que ainda competem com as empresas e comércios próximos”, conta.

Valtão deixa claro que não é contra a construção de uma unidade para tratar a saúde da população, mas o local escolhido precisa ser pensado com mais calma. “Não é porque a Prefeitura tem um imóvel disponível que ele deve ser construído por lá sem que haja um estudo em relação ao assunto. Precisamos entender os impactos que uma unidade com o fluxo elevado de pessoas deve trazer para aquela região, que já é bastante movimentada durante o dia todo, praticamente”, explica.

O vereador sugere que a Prefeitura analise outros espaços para a construção. “É importante ter uma UPA no Centro, sem dúvidas. Mas precisamos levar o atendimento para todos os cantos da cidade. Muito perto do imóvel escolhido já está o Pronto Socorro Municipal, que pode acolher algumas demandas da região. É preciso repensar se ali é, definitivamente, o lugar mais indicado”, afirma. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Arquivo

29 de novembro de 2024

Prefeitura inicia em dezembro cadastro itinerante para o ‘Vale Gás’

Divulgação

29 de novembro de 2024

Portos do Paraná publica edital de licitação para o arrendamento da área PAR15

Divulgação

29 de novembro de 2024

Prefeitos de Ipiranga e Imbaú concorrem à presidência da AMCG

Arquivo

29 de novembro de 2024

Marcelo Rangel deve sofrer nova derrota com Maurício Silva na disputa da presidência da Câmara

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos