11 de agosto de 2020

Aliel propõe prêmio a cientistas que participarem do desenvolvimento da vacina para a Covid

Arquivo

De acordo com o deputado, considerando a necessidade de enfrentamento da grave situação devido à pandemia, é inquestionável a importância de ações por parte do Poder Público para incentivar a pesquisa acadêmica.

Cientistas e pesquisadores de todo o mundo se debruçam em estudos para achar a vacina do novo coronavírus. Sabendo dos esforços destes profissionais, o deputado federal Aliel Machado (PSB) apresentou na Câmara o Projeto de Lei nº 3.873/20 que institui uma premiação aos brasileiros pesquisadores e cientistas que desenvolverem ou participarem diretamente do desenvolvimento da primeira vacina ou medicamento para o tratamento do coronavírus.

De acordo com Aliel, considerando a necessidade de enfrentamento da grave situação devido à pandemia, é inquestionável a importância de ações por parte do Poder Público para incentivar a pesquisa acadêmica “que efetiva mecanismos de controle e revisão para o desenvolvimento de vacinas e medicamentos, expurgando as falsas esperanças e a desinformação”. Para Aliel, o prêmio individual normalmente não é a melhor maneira de estimular as pesquisas de ensino superior, mas o cenário de desincentivo à educação pública é tão desolador que a iniciativa se torna adequada para o momento. “Será o reconhecimento mais do que devido aos pesquisadores e cientistas brasileiros da categoria”, acrescentou.

A premiação, intitulada “Mérito Carlos Chagas” será em dinheiro e deverá preencher os seguintes requisitos: a validade da pesquisa e a efetividade da vacina ou medicamento deverão ser chanceladas pela Organização Mundial de Saúde (OMS); será destinado a brasileiros envolvidos na pesquisa, mesmo que em instituição estrangeira; e a participação tem que se dar por no mínimo seis meses. Os valores variam entre R$ 150 mil ao pesquisador chefe e R$ 250 mil a serem divididos entre os demais colaboradores e pesquisadores, em cotas iguais.

Aliel Machado explicou, na justificativa do PL, que escolheu a figura de Carlos Chagas para o nome da premiação para homenagear a sua história na infectologia brasileira. Carlos Chagas foi biólogo, médico, sanitarista, infectologista, cientistas e bacteriologista brasileiro que, em seu trabalho como clínico e pesquisador, descreveu completamente uma doença infecciosa: o patógeno, os vetos, os hospedeiros, as manifestações clínicas e a epidemiologia que, segundo o deputado, foi um acontecimento único na história da ciência médica. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Arquivo

29 de novembro de 2024

Prefeitura inicia em dezembro cadastro itinerante para o ‘Vale Gás’

Divulgação

29 de novembro de 2024

Portos do Paraná publica edital de licitação para o arrendamento da área PAR15

Divulgação

29 de novembro de 2024

Prefeitos de Ipiranga e Imbaú concorrem à presidência da AMCG

Arquivo

29 de novembro de 2024

Marcelo Rangel deve sofrer nova derrota com Maurício Silva na disputa da presidência da Câmara

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos