Arquivo
A Prefeitura de Castro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou 12 mil testes rápidos para diagnosticar a Covid-19. Esse número corresponde a 50% dos domicílios e a testagem foi feita entre os dias 22 de julho e 22 de agosto em territórios definidos pela Estratégia Saúde da Família. Todos os funcionários municipais também fizeram o teste.
A testagem municipal da Covid-19 que iniciou no dia 21 de julho já chegou a 2.691 pessoas até a última segunda-feira, 27. Desse total, 2.588 tiveram resultado negativo e 103 testaram positivo, sendo 94 IGM, com o vírus ativo, e outras 9 com resultado IGG, que já manifestaram o vírus e estão com anticorpos.
Até ontem o Município contabilizava 397 casos confirmados com 284 pessoas curadas, 109 em isolamento, 2 internados em leitos regulares, 1 em UTI e 1 óbito confirmado pelo Governo do Estado de um paciente que se tratava de outra patologia, porém, de acordo com o atestado de óbito, uma das causas da morte foi a Covid-19.
Os testes estão sendo feitos em um morador de cada casa, em 50% das residências do município, e em todos os 2,2 mil servidores municipais.
A secretária municipal de Saúde, Maria Lidia Kravutschke, destaca que como era esperado, o número de casos confirmados cresceu. “Com mais pessoas sendo testadas, é normal o aumento. Conforme divulgamos diariamente, é possível notar o alto número de cura também. No entanto, devemos continuar mantendo as normas de higienização e distanciamento social para coibir a disseminação do vírus”, disse. (Com assessoria)