Arquivo
Prefeitos dos Campos Gerais reforçam preocupação com a saúde regional no período pós-pandemia. Documento foi enviado para a Secretaria de Saúde ontem, 1º.
No primeiro dia de testagem da Covid-19 em Castro realizado ontem, 21, após o vazio sanitário de quatro dias com o funcionamento apenas das atividades essenciais, 181 servidores públicos realizaram o teste com cinco resultados positivos, sendo três IGM, com o vírus ativo em período de transmissão, e outros dois com resultado IGG, que já manifestaram o vírus e estão com anticorpos. Todos os casos não apresentaram sintomas. As pessoas que testaram positivo foram encaminhadas para fazer o exame PCR em laboratório e o resultado deve sair em 72 horas.
Hoje, 22, as equipes iniciaram a testagem em moradores do Jardim Bela Vista. O teste será feito em um morador de cada casa em 50% das residências. No local serão visitadas 250 casas. A previsão de término da testagem no Município é de 15 dias e as equipes vão trabalhar também aos sábados e domingos.
A secretária municipal de Saúde, Maria Lidia Kravutschke, destaca que com a testagem o número de casos deve crescer. “É natural o aumento do número de casos pelos testes que estamos fazendo e faremos o isolamento necessário e veremos como o vírus está se comportando no Município. Vamos monitorar diariamente quem testar positivo”, disse.
MEDIDAS – Desde março, o Município tomou várias providências para frear a pandemia e combater o coronavírus, como isolamento horizontal e regulação das atividades essenciais; proibição de eventos públicos ou particulares com público acima de dez pessoas; atividades culturais e de esporte coletivo; suspensão de cultos presenciais em igrejas; limitação da entrada de pessoas em prédios públicos; uso de máscara de proteção facial em qualquer local público e nas ruas; suspensão das aulas presenciais, fechamento do terminal rodoviário.
Decretou ainda o fechamento do comércio, com exceção das atividades essenciais, suspendeu o atendimento presencial na Prefeitura e adotou o trabalho remoto por 13 dias entre os meses de março e início de abril. Além disso, recomendou a adoção de medidas de higiene para empresas, comércio e prestadores de serviços.
Outra medida adotada pela Prefeitura em prevenção à Covid-19 foi a instalação de barreiras sanitárias no Município. Desde o dia 15 de junho, equipes de saúde fizeram 202.774 abordagens e 29 encaminhamentos para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de pessoas com temperatura corporal acima dos 37,5º. Na abordagem são coletadas informações para monitoramento e aferida a temperatura dos passageiros.
Desde o início da pandemia até ontem, o Município registrou 281 casos confirmados, sendo 215 curados, 63 em isolamento domiciliar, três internados em leitos regulares e nenhum óbito.
“Há quatro meses estamos lutando para conter o avanço do coronavírus, adotando várias medidas e não podemos descuidar. É um momento de unir forças para que todos colaborem e possamos passar por essa pandemia com o menor prejuízo possível e com o maior número de vidas poupadas. Peço aos nossos munícipes que continuem em isolamento social, aqueles que puderem, e a todos que mantenham a higiene constante das mãos e uso de máscaras”, disse o prefeito Moacyr Fadel Junior (Patriota). (Com assessoria)