CASTRO

22 de julho de 2020

Testagem na população inicia pelo Jardim Bela Vista

Arquivo

Prefeitos dos Campos Gerais reforçam preocupação com a saúde regional no período pós-pandemia. Documento foi enviado para a Secretaria de Saúde ontem, 1º.

No primeiro dia de testagem da Covid-19 em Castro realizado ontem, 21, após o vazio sanitário de quatro dias com o funcionamento apenas das atividades essenciais, 181 servidores públicos realizaram o teste com cinco resultados positivos, sendo três IGM, com o vírus ativo em período de transmissão, e outros dois com resultado IGG, que já manifestaram o vírus e estão com anticorpos. Todos os casos não apresentaram sintomas. As pessoas que testaram positivo foram encaminhadas para fazer o exame PCR em laboratório e o resultado deve sair em 72 horas.

Hoje, 22, as equipes iniciaram a testagem em moradores do Jardim Bela Vista. O teste será feito em um morador de cada casa em 50% das residências. No local serão visitadas 250 casas. A previsão de término da testagem no Município é de 15 dias e as equipes vão trabalhar também aos sábados e domingos.

A secretária municipal de Saúde, Maria Lidia Kravutschke, destaca que com a testagem o número de casos deve crescer. “É natural o aumento do número de casos pelos testes que estamos fazendo e faremos o isolamento necessário e veremos como o vírus está se comportando no Município. Vamos monitorar diariamente quem testar positivo”, disse.

MEDIDAS – Desde março, o Município tomou várias providências para frear a pandemia e combater o coronavírus, como isolamento horizontal e regulação das atividades essenciais; proibição de eventos públicos ou particulares com público acima de dez pessoas; atividades culturais e de esporte coletivo; suspensão de cultos presenciais em igrejas; limitação da entrada de pessoas em prédios públicos; uso de máscara de proteção facial em qualquer local público e nas ruas; suspensão das aulas presenciais, fechamento do terminal rodoviário.

Decretou ainda o fechamento do comércio, com exceção das atividades essenciais, suspendeu o atendimento presencial na Prefeitura e adotou o trabalho remoto por 13 dias entre os meses de março e início de abril. Além disso, recomendou a adoção de medidas de higiene para empresas, comércio e prestadores de serviços.

Outra medida adotada pela Prefeitura em prevenção à Covid-19 foi a instalação de barreiras sanitárias no Município. Desde o dia 15 de junho, equipes de saúde fizeram 202.774 abordagens e 29 encaminhamentos para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de pessoas com temperatura corporal acima dos 37,5º. Na abordagem são coletadas informações para monitoramento e aferida a temperatura dos passageiros.

Desde o início da pandemia até ontem, o Município registrou 281 casos confirmados, sendo 215 curados, 63 em isolamento domiciliar, três internados em leitos regulares e nenhum óbito.

“Há quatro meses estamos lutando para conter o avanço do coronavírus, adotando várias medidas e não podemos descuidar. É um momento de unir forças para que todos colaborem e possamos passar por essa pandemia com o menor prejuízo possível e com o maior número de vidas poupadas. Peço aos nossos munícipes que continuem em isolamento social, aqueles que puderem, e a todos que mantenham a higiene constante das mãos e uso de máscaras”, disse o prefeito Moacyr Fadel Junior (Patriota). (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Arquivo

29 de novembro de 2024

Prefeitura inicia em dezembro cadastro itinerante para o ‘Vale Gás’

Divulgação

29 de novembro de 2024

Portos do Paraná publica edital de licitação para o arrendamento da área PAR15

Divulgação

29 de novembro de 2024

Prefeitos de Ipiranga e Imbaú concorrem à presidência da AMCG

Arquivo

29 de novembro de 2024

Marcelo Rangel deve sofrer nova derrota com Maurício Silva na disputa da presidência da Câmara

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos