16 de julho de 2020

Mais de dois meses de promessa e após superlotação, Governo instala 10 novos leitos de UTI no HU

Divulgação

Com a nova estrutura, o HU-UEPG passa a ter 30 leitos de terapia intensiva e 24 clínicos para tratamento de pacientes de Coronavírus. 16 enfermarias a menos do que foi prometido pelo governador Ratinho Júnior em abril, durante visita ao Hospital em Ponta Grossa.

O Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (HU-UEPG), recebeu hoje, 16, os equipamentos para 10 novas UTIs na Ala Covid-19. A previsão é que as unidades estejam em funcionamento amanhã, 17, a partir do remanejamento que será realizado na enfermaria. Com a nova estrutura, o HU-UEPG passa a ter 30 leitos de terapia intensiva e 24 clínicos para tratamento de pacientes de Coronavírus.

No final de abril, o governador Ratinho Júnior (PSD) esteve no HU-UEPG e anunciou 20 novos leitos de UTI e 25 novos leitos de enfermaria para o tratamento de pacientes de coronavírus. Com a ampliação prometida pelo governador, o HU teria 30 leitos de UTI e 50 leitos de enfermaria na Ala Covid-19. Em junho, após o HU registrar a ocupação de leitos de UTI próxima à capacidade máxima, o Governo do Estado instalou mais 10 leitos de Terapia Intensiva, metade do que Ratinho Júnior havia prometido. Nesta semana, o HU voltou a registrar superlotação dos leitos de UTI.

Na última semana, quando o HU registrou mais uma vez a ocupação máxima de leitos clínicos, foram instaladas mais 19 enfermarias, totalizando 34 leitos no total, 16 a menos do que foi prometido por Ratinho Júnior.

Segundo o vice-reitor da UEPG, Everson Krum, o plano de ação para continuar o atendimento da região dos Campos Gerais, integrado à macrorregião Leste, foi desenvolvido em conjunto com a Secretaria de Estado de Saúde, com o objetivo de solucionar a lotação.

O Hospital, que é referência no atendimento a casos de Covid1-9, conta com um Comitê de Enfrentamento da doença, responsável por pontuar as principais diretrizes, estabelecer protocolos e fazer o gerenciamento de leitos. “Gostaria de ressaltar o trabalho da equipe multiprofissional que realiza a triagem dos pacientes, formada pelos profissionais de enfermagem e por médicos especialistas que fazem uma avaliação criteriosa dos pacientes com suspeita ou confirmação da doença. São infectologistas, especialistas em UTI e especialistas em nefrologia, em clínica médica, em pneumologia, em cirurgia geral e em cirurgia cardiovascular para garantir o melhor atendimento”, informa o vice-reitor.

Everson Krum reforça a necessidade de avaliar o paciente a partir de um contexto mais amplo, com análise dos exames laboratoriais, de resultado do raio-X e tomografia. “De acordo com esses exames, a equipe define se o paciente irá para a enfermaria ou UTI e estabelece a conduta de tratamento. Diariamente, há uma discussão com esses profissionais para o melhor atendimento no hospital. Esse Comitê vem trabalhando incansavelmente”, afirma o vice-reitor, que destaca o serviço de todos no hospital, engajados nessa luta contra o coronavírus. “Quero agradecer aos médicos, enfermeiros, equipe de apoio, higienização e aos profissionais que atuam na área do laboratório, de fisioterapia, fonoaudiologia. Enfim, todos que formam essa grande equipe multiprofissional e estão fazendo um belo trabalho”, diz.

De acordo com o reitor da UEPG, Miguel Sanches Neto, “o Hospital Universitário está à disposição da comunidade. Esse é o nosso compromisso com a população dos Campos Gerais”, afirma.

Participaram da entrega dos equipamentos para a UTI Covid-19 o prefeito Marcelo Rangel (PSDB) e o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, representando o Governo do Estado. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Arquivo

29 de novembro de 2024

Prefeitura inicia em dezembro cadastro itinerante para o ‘Vale Gás’

Divulgação

29 de novembro de 2024

Portos do Paraná publica edital de licitação para o arrendamento da área PAR15

Divulgação

29 de novembro de 2024

Prefeitos de Ipiranga e Imbaú concorrem à presidência da AMCG

Arquivo

29 de novembro de 2024

Marcelo Rangel deve sofrer nova derrota com Maurício Silva na disputa da presidência da Câmara

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos