Divulgação
Com a nova estrutura, o HU-UEPG passa a ter 30 leitos de terapia intensiva e 24 clínicos para tratamento de pacientes de Coronavírus. 16 enfermarias a menos do que foi prometido pelo governador Ratinho Júnior em abril, durante visita ao Hospital em Ponta Grossa.
O Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (HU-UEPG), recebeu hoje, 16, os equipamentos para 10 novas UTIs na Ala Covid-19. A previsão é que as unidades estejam em funcionamento amanhã, 17, a partir do remanejamento que será realizado na enfermaria. Com a nova estrutura, o HU-UEPG passa a ter 30 leitos de terapia intensiva e 24 clínicos para tratamento de pacientes de Coronavírus.
No final de abril, o governador Ratinho Júnior (PSD) esteve no HU-UEPG e anunciou 20 novos leitos de UTI e 25 novos leitos de enfermaria para o tratamento de pacientes de coronavírus. Com a ampliação prometida pelo governador, o HU teria 30 leitos de UTI e 50 leitos de enfermaria na Ala Covid-19. Em junho, após o HU registrar a ocupação de leitos de UTI próxima à capacidade máxima, o Governo do Estado instalou mais 10 leitos de Terapia Intensiva, metade do que Ratinho Júnior havia prometido. Nesta semana, o HU voltou a registrar superlotação dos leitos de UTI.
Na última semana, quando o HU registrou mais uma vez a ocupação máxima de leitos clínicos, foram instaladas mais 19 enfermarias, totalizando 34 leitos no total, 16 a menos do que foi prometido por Ratinho Júnior.
Segundo o vice-reitor da UEPG, Everson Krum, o plano de ação para continuar o atendimento da região dos Campos Gerais, integrado à macrorregião Leste, foi desenvolvido em conjunto com a Secretaria de Estado de Saúde, com o objetivo de solucionar a lotação.
O Hospital, que é referência no atendimento a casos de Covid1-9, conta com um Comitê de Enfrentamento da doença, responsável por pontuar as principais diretrizes, estabelecer protocolos e fazer o gerenciamento de leitos. “Gostaria de ressaltar o trabalho da equipe multiprofissional que realiza a triagem dos pacientes, formada pelos profissionais de enfermagem e por médicos especialistas que fazem uma avaliação criteriosa dos pacientes com suspeita ou confirmação da doença. São infectologistas, especialistas em UTI e especialistas em nefrologia, em clínica médica, em pneumologia, em cirurgia geral e em cirurgia cardiovascular para garantir o melhor atendimento”, informa o vice-reitor.
Everson Krum reforça a necessidade de avaliar o paciente a partir de um contexto mais amplo, com análise dos exames laboratoriais, de resultado do raio-X e tomografia. “De acordo com esses exames, a equipe define se o paciente irá para a enfermaria ou UTI e estabelece a conduta de tratamento. Diariamente, há uma discussão com esses profissionais para o melhor atendimento no hospital. Esse Comitê vem trabalhando incansavelmente”, afirma o vice-reitor, que destaca o serviço de todos no hospital, engajados nessa luta contra o coronavírus. “Quero agradecer aos médicos, enfermeiros, equipe de apoio, higienização e aos profissionais que atuam na área do laboratório, de fisioterapia, fonoaudiologia. Enfim, todos que formam essa grande equipe multiprofissional e estão fazendo um belo trabalho”, diz.
De acordo com o reitor da UEPG, Miguel Sanches Neto, “o Hospital Universitário está à disposição da comunidade. Esse é o nosso compromisso com a população dos Campos Gerais”, afirma.
Participaram da entrega dos equipamentos para a UTI Covid-19 o prefeito Marcelo Rangel (PSDB) e o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, representando o Governo do Estado. (Com assessoria)