29 de junho de 2020

Aliel propõe auxílio aos profissionais da Saúde

Arquivo

Proposta beneficia profissionais que trabalham como terceirizados e que poderão precisar se afastar por algum motivo relacionado à pandemia.

É inquestionável a importância de ações por parte do Poder Público no sentido de ampliar o sistema de saúde, bem como proteger os profissionais da área, por conta da situação de calamidade pública decorrente da COVID-19. Diante desta realidade, o deputado federal Aliel Machado (PSB) apresentou na última semana um Projeto de Lei para criar um auxílio aos profissionais que trabalham como terceirizados (autônomos ou em pequenas empresas de até três funcionários), e que poderão precisar se afastar do trabalho por algum motivo relacionado à pandemia.

“Esses profissionais acabam ficando sem qualquer tipo de proteção social ou previdenciária. Por conta de todo esse contexto, queremos instituir o pagamento de um auxílio em caso de afastamento por motivo de saúde relacionado à prestação de serviços no período de calamidade, ainda que este tenha sido preventivo”, explica Aliel.

De acordo com o Projeto, é de se destacar que uma das caraterísticas da COVID-19 é a alta taxa de contaminação nosocomial, o que vulnerabiliza ainda mais os profissionais da saúde. Verifica-se que a renda destes poderá restar comprometida em razão desde a apresentação de sintomas da referida doença, quando serão obrigados a se afastar sem o recebimento de vencimentos, para o caso daqueles terceirizados.

“Esses trabalhadores, pela inquestionável relevância de suas atividades, merecem especial atenção e amparo de toda a sociedade, inclusive para que retornem à linha de frente com a maior brevidade e qualidade de vida possíveis”, defende o parlamentar.

Segundo o projeto apresentado, o auxílio será concedido em razão de afastamento médico do trabalho decorrente de sintomas de Covid-19, ainda que o diagnóstico da doença não seja confirmado posteriormente.

Porém, os benefícios possuem natureza emergencial, temporária e não remuneratória, não sendo incorporados aos ganhos habituais do profissional para qualquer efeito.

PROFISSIONAIS INFECTADOS – De acordo com um levantamento do Ministério da Saúde, divulgado no dia 12, 169 profissionais de saúde morreram infectados pela Covid-19 e mais de 83 mil foram infectados. O número é superior aos registrados nos Estados Unidos e Reino Unido, países com alta disseminação da doença. (Com assessoria)


Compartilhe



Últimas notícias

Arquivo

29 de novembro de 2024

Prefeitura inicia em dezembro cadastro itinerante para o ‘Vale Gás’

Divulgação

29 de novembro de 2024

Portos do Paraná publica edital de licitação para o arrendamento da área PAR15

Divulgação

29 de novembro de 2024

Prefeitos de Ipiranga e Imbaú concorrem à presidência da AMCG

Arquivo

29 de novembro de 2024

Marcelo Rangel deve sofrer nova derrota com Maurício Silva na disputa da presidência da Câmara

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos