Com a verba destinada pelo deputado a estimativa da instituição é que seja possível produzir dezenas de unidades do aparelho que tem se mostrado essencial na preservação de vidas neste momento de pandemia causada pelo COVID-19. O Projeto AIR (Aparelho de Interface Respiratória), uma parceria entre a UTFPR Ponta Grossa e a DAF Paccar, irá produzir ventiladores mecânicos com baixo custo-médio.
O deputado federal Aliel Machado (PSB) em visita ao campus da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) anunciou a destinação de uma emenda parlamentar de sua autoria no valor de R$ 500 mil, para o Projeto AIR (Aparelho de Interface Respiratória), ventilador mecânico com baixo custo-médio de produção.
Fruto de uma parceria entre a UTFPR Campus Ponta Grossa e a DAF Paccar o Projeto AIR apresentou o primeiro protótipo funcional, o AIR ONE, no dia 28 de abril, após cerca de um mês de trabalho. Desde então, a equipe do COLLAB (Laboratório Colaborativo/UTFPR-PG) já aprimorou o projeto com um modelo 35% menor, com peças acopláveis e de menor custo.
Com a verba destinada pelo deputado Aliel Machado a estimativa da instituição é que seja possível produzir dezenas de unidades do aparelho que tem se mostrado essencial na preservação de vidas neste momento de pandemia causada pelo COVID-19.
Aliel destacou a importância das universidades e deste projeto que vem sendo desenvolvido no Campus sem o intuito de ganho financeiro. “Esses respiradores hoje estão em falta no mundo inteiro. Infelizmente, nós estamos tendo uma disputa comercial e vidas estão sendo perdidas. Isto aqui [Projeto AIR] mostra a importância de nós valorizarmos a pesquisa, a educação, as instituições públicas do nosso país, que tantos ataques sofreram e ainda continuam sofrendo de maneira equivocada”, disse o parlamentar.
O coordenador do Projeto, professor Joaquim de Mira Junior, do Departamento Acadêmico de Eletrônica, ressalta a motivação dos envolvidos no AIR. “Para nós é uma realização, um trabalho que vendo sendo desenvolvido por toda uma equipe de alunos e professores, todos com o intuito de ajudar a salvar vidas. Nossa expectativa é que em breve esteja em um hospital ou unidade de saúde”, afirma o professor.
O reitor da UTFPR, Luiz Alberto Pilatti, aproveitou a oportunidade para agradecer o apoio e reafirmar o compromisso da UTFPR com a sociedade. “Nossa preocupação neste momento é só uma: salvar vidas. Temos uma instituição fantástica com grandes pesquisadores e vamos produzir conhecimento. Vamos fazer a diferença pra esse país”, acredita.
A estimativa é que cada respirador produzido pelo Projeto AIR custe no máximo R$ 10 mil. (Com assessoria)