Divulgação
O objetivo é repetir o trabalho em arroios e rios localizados no Município ainda no primeiro semestre
Com oito embarcações, cerca de 50 pessoas e a presença do prefeito Osmar Blum (PSD), o 1º Mutirão de Limpeza das Margens do Alagados, realizado no último sábado, 25, recolheu 176 quilos de resíduos. A ação foi promovida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em comemoração ao dia mundial da Água, 22. O objetivo é repetir o trabalho em arroios e rios localizados no Município ainda no primeiro semestre.
Segundo o secretário Municipal de Meio Ambiente, geógrafo Jean Andrusko, a limpeza aconteceu nas margens pertencentes ao território de Carambeí, grande parte material reciclável, principalmente garrafas pet e de vidro. Ele destaca que também foram efetuadas abordagens em vários acampamentos de pescadores para orientação e conscientização quanto ao destino dos resíduos por eles produzidos. Todo material recolhido foi separado e enviado a Cooperativa Ambiental de Carambeí (Coopam) e o aterro sanitário.
O secretário ressalta que essas ações são a melhor forma de conscientização. “Temos que educar pelo exemplo, pelas atitudes concretas. Muitas vezes as palestras e reuniões não conscientizam da real necessidade de preservação”, afirma Andrusko. Outros mutirões de limpeza serão organizados nos Arroios do Lageado e o que passa pelo Jardim Bela Vista III, devendo envolver alunos e a comunidade da região. O projeto também inclui os rios São João e Pitangui.
Andrusko alerta para que a comunidade colabore com a preservação do meio ambiente, principalmente das Áreas de Preservação Permanente (APP), denunciando irregularidades como invasões, despejo de resíduos, entre outros. As denúncias podem ser efetuadas pelo telefone (42) 3915 1034. (Com assessoria)