BLOG DO JOHNNY
A base do GRAER em Ponta Grossa atenderia 70 Municípios com uma população estimada de 1,6 milhão pessoas
Integrantes do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) e da Secretaria de Estado da Saúde (SESA), estiveram reunidos hoje com prefeitos da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG), à convite do prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel (PPS), debatendo a estrutura necessária para a instalação de uma base do Grupamento Aeropolicial – Resgate Aéreo (GRAER) em Ponta Grossa.
O GRAER é o apoio aéreo no policiamento ostensivo, no socorro público nas ações de defesa civil, operações policiais militares e bombeiros militares.
“A vinda do GRAER traria uma grande rapidez no atendimento de emergência na nossa região”, ressaltou o prefeito Marcelo Rangel, vice-presidente da AMCG.
O Subcomandante do BPMOA, major Júlio Pucci, explicou que a instalação do GRAER em Ponta Grossa dependerá de uma parceria do governo do Estado com os Municípios. Segundo Pucci, a SESA já teria manifestado interesse em disponibilizar os recursos para a manutenção de uma aeronave em Ponta Grossa, o Batalhão dispõe do efetivo necessário de 08 militares, sendo 02 comandantes de aeronaves, 02 copilotos e 04 tripulantes, ficando sob responsabilidade dos Municípios da região disponibilizarem de um médico e um enfermeiro para trabalhar diariamente e diuturnamente em plantão de 12 horas. O prefeito de Ponta Grossa colocou à disposição do GRAER a estrutura do Aeroporto Santana, cedendo um hangar para a instalação da base no Município.
Com a estrutura à disposição, o processo para instalação da base levaria cerca de cinco meses, devido à licitação para a locação do helicóptero para atuar no Município.
A médica da Diretoria de Políticas de Urgências e Emergências da SESA, Beatriz Monteiro, confirmou o interesse do Governo do Estado de repassar os recursos para a manutenção de uma aeronave no Município, mas defendeu que é necessário a implantação do SAMU Regional para que o serviço opere adequadamente. Ela propôs uma reunião com os gestores da região para retomar a discussão. Todas as quatro bases do GRAER em funcionamento no Estado: Curitiba, Londrina, Maringá e Cascavel possuem o SAMU Regional.
A base do GRAER em Ponta Grossa atenderia 70 Municípios com uma população estimada de 1,6 milhão pessoas. Em 25 minutos é possível atender ocorrências no Munícipio de Arapoti, por exemplo, a 135 quilômetros de Ponta Grossa.