24 de março de 2017

Operações Aéreas e SESA apresentam estrutura para instalação de base do GRAER em PG

BLOG DO JOHNNY

A base do GRAER em Ponta Grossa atenderia 70 Municípios com uma população estimada de 1,6 milhão pessoas

Integrantes do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) e da Secretaria de Estado da Saúde (SESA), estiveram reunidos hoje com prefeitos da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG), à convite do prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel (PPS), debatendo a estrutura necessária para a instalação de uma base do Grupamento Aeropolicial – Resgate Aéreo (GRAER) em Ponta Grossa.

O GRAER é o apoio aéreo no policiamento ostensivo, no socorro público nas ações de defesa civil, operações policiais militares e bombeiros militares.

“A vinda do GRAER traria uma grande rapidez no atendimento de emergência na nossa região”, ressaltou o prefeito Marcelo Rangel, vice-presidente da AMCG.

O Subcomandante do BPMOA, major Júlio Pucci, explicou que a instalação do GRAER em Ponta Grossa dependerá de uma parceria do governo do Estado com os Municípios. Segundo Pucci, a SESA já teria manifestado interesse em disponibilizar os recursos para a manutenção de uma aeronave em Ponta Grossa, o Batalhão dispõe do efetivo necessário de 08 militares, sendo 02 comandantes de aeronaves, 02 copilotos e 04 tripulantes, ficando sob responsabilidade dos Municípios da região disponibilizarem de um médico e um enfermeiro para trabalhar diariamente e diuturnamente em plantão de 12 horas. O prefeito de Ponta Grossa colocou à disposição do GRAER a estrutura do Aeroporto Santana, cedendo um hangar para a instalação da base no Município.

Com a estrutura à disposição, o processo para instalação da base levaria cerca de cinco meses, devido à licitação para a locação do helicóptero para atuar no Município.

A médica da Diretoria de Políticas de Urgências e Emergências da SESA, Beatriz Monteiro, confirmou o interesse do Governo do Estado de repassar os recursos para a manutenção de uma aeronave no Município, mas defendeu que é necessário a implantação do SAMU Regional para que o serviço opere adequadamente. Ela propôs uma reunião com os gestores da região para retomar a discussão. Todas as quatro bases do GRAER em funcionamento no Estado: Curitiba, Londrina, Maringá e Cascavel possuem o SAMU Regional.

A base do GRAER em Ponta Grossa atenderia 70 Municípios com uma população estimada de 1,6 milhão pessoas. Em 25 minutos é possível atender ocorrências no Munícipio de Arapoti, por exemplo, a 135 quilômetros de Ponta Grossa.


Compartilhe



Últimas notícias

Divulgação

22 de novembro de 2024

499 famílias de Ponta Grossa recebem chaves da casa própria

Divulgação

22 de novembro de 2024

Aprovação do Mercado de Carbono coloca Brasil em destaque na gestão ambiental

Arquivo

22 de novembro de 2024

“Meu filho foi assassinado de forma cruel. Caído no chão, ele continuou atirando”, revela mãe de empresário morto por Neto Fadel

Divulgação

22 de novembro de 2024

Bosque de Luz retorna a Ponta Grossa para abrir o Natal 2024 com jardim mágico

Ver mais

Mais Lidas

Arquivo

11 de janeiro de 2017

Prefeitura quebrada, cidade abandonada e Rangel de malas prontas para cruzeiro no Caribe

Divulgação

8 de outubro de 2018

Conheça os 54 deputados estaduais eleitos no Paraná

Arquivo

31 de março de 2020

Ratinho Junior libera igrejas e outras atividades consideradas essenciais no Paraná

Divulgação

ORTIGUEIRA

24 de janeiro de 2022

“2022 deve ser um ano de mais vitórias”, afirma Ary Mattos