Divulgação
O novo espaço atenderá cerca de 256 pessoas, com uma equipe volante completa.
Com um trabalho conjunto, entre a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa e a comunidade, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) entregou mais um espaço de saúde, desta vez para a população quilombola da Colônia Sutil. A nova Unidade Básica de Saúde (UBS) Wilson de Jesus Batista Filho atenderá cerca de 85 famílias, equivalente a 256 pessoas.
“Para nós é muito bom ter uma UBS perto. Antes tínhamos que procurar atendimento longe das nossas casas, agora fica mais prático de trazermos nossos filhos e familiares”, destaca o presidente da Associação de Moradores da Colônia Sutil e Santa Cruz, César Murilo de Souza.
O atendimento será realizado uma vez na semana para todos que necessitarem consultas, orientações, receitas e remédios. “Esta é uma comunidade que já recebia nossas equipes, mas agora passam a contar com um espaço novo e adequado para atendimento. Além de trazer mais conforto para a população, os profissionais terão mais uma estrutura qualificada para atendimento”, comenta a presidente da FMS, Angela Pompeu.
A Equipe de Saúde da Família que fará o atendimento desta comunidade é a mesma equipe que atende na UBS João de Oliveira Belo, em Guaragi. “As equipes volantes contam com todos os profissionais, ou seja, é uma equipe completa. Elas são responsáveis pelas comunidades que contam com um menor número de pessoas e normalmente estão mais distantes da cidade, ficam localizadas nas zonas rurais”, explica a coordenadora da Atenção Primária, Julita Rentschler.
A nova estrutura contará com dois consultórios e foi construída junto a estrutura da comunidade. A construção não teve custos de mão de obra, pois foram os funcionários da FMS que realizaram a obra. “Muitas mudanças foram feitas na área de saúde e hoje é possível perceber as melhorias. Os atendimentos chegaram até as áreas mais afastadas e nas comunidades pequenas. Isso é preocupação e compromisso com os moradores”, disse o prefeito Marcelo Rangel (PSDB). (Com assessoria)