Divulgação
Em Nota Pública divulgada hoje, 14, o deputado ressalta que “a Fábrica de Fertilizantes do Paraná é de extrema importância para a economia local, tem posição estratégica no mercado, gera empregos e tem identidade com a Estado do Paraná, que possui uma grande vocação agrícola”.
Em Nota Pública divulgada hoje, 14, o deputado estadual Requião Filho (MDB) cobrou uma posição do Governo do Paraná na defesa e manutenção das atividades da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados, sediada em Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba.
“O fechamento pode provocar a demissão direta de mil funcionários e trazer prejuízos irreversíveis à economia nacional, de forma mais intensa ao Estado que sedia a unidade”, declarou.
Segundo publicado pela imprensa, a Petrobras deve anunciar esta semana a desativação da unidade, alegando falta de interesse de investidores em comprar a estrutura.
No fim de 2019, a estatal fechou contratos de arrendamentos das unidades da Fafen em Sergipe e na Bahia. Nesses Estados, os funcionários foram realocados pela Petrobras. O cenário para os empregados do Paraná é diferente, segundo o diretor do Sindiquímica-PR, Caio Rocha, não deve ocorrer o reaproveitamento dos trabalhadores em outras unidades. A Petrobras não se manifestou. (Com assessoria)
NOTA PÚBLICA CONTRA O ENCERRAMENTO DAS ATIVIDADES DA FAFEN-PR ARAUCÁRIA
Sabemos que defender a Petrobrás é defender o Brasil. O fechamento de qualquer de suas instalações, espalhadas de forma estratégica no território brasileiro, traz prejuízos irreversíveis à economia nacional e de forma mais intensa ao Estado que sedia a unidade.
Foi com repúdio que recebemos a notícia de que o Governo Federal fechará a Fábrica de Fertilizantes do Paraná (FAFEN-PR). Somos expressamente contrários ao encerramento das suas atividades.
A Fábrica é de extrema importância para a economia local, tem posição estratégica no mercado, gera empregos e tem identidade com a Estado do Paraná, que possui uma grande vocação agrícola.
Fechar a Fábrica de Fertilizantes fragiliza a economia, onera o agronegócio e desmoraliza o Paraná no cenário nacional. Esperamos uma posição contundente do Governo do Paraná na defesa da manutenção das atividades da FAFEN-PR.
Continuarei ao lado dos amigos petroleiros e dos paranaenses na defesa da manutenção dos empregos e proteção da agricultura paranaense.
Requião Filho
Deputado estadual