Arquivo
“É muito bonito divulgar a adoção de um plano de economia pós COVID-19, ir na imprensa, dar entrevistas e receber crédito de algo que simplesmente não existe. Infelizmente, sinto em dizer, o Governo do Paraná não tem nada a oferecer neste momento”.
As escolas públicas paranaenses encerram o ano letivo nos próximos dias e já começam os preparativos para 2020. A Secretaria de Educação (SEED) já anunciou que fechará turmas do ensino médio noturno, o que vai aumentar o número de alunos migrando para o período diurno. Este excesso de matrículas não é nada promissor, pois as salas de aula devem ficar superlotadas, é o que aponta o deputado estadual Requião Filho (MDB).
“Na ânsia por reduzir gastos, a Secretaria teve a brilhante ideia de colocar mais alunos em cada turma. Já pensou nas consequências disso? Nossos educadores estão desmotivados, sem reposição salarial, aposentadoria comprometida e agora terão que administrar uma sala de aula com o triplo de alunos. Como fica a qualidade de ensino?”, questionou o deputado.
Segundo denúncias recebidas por ele, os professores estão preocupados com as determinações da SEED e a redistribuição de turmas. Um dos relatos recebidos na última semana por Requião Filho aponta que, em uma escola da Capital, já são 105 alunos matriculados em apenas uma turma e a SEED não estaria disposta a distribuir estes alunos em mais de uma sala de aula, sob a condição de encaminhar os estudantes excedentes para outras unidades escolares.
“Não podemos admitir que as escolas paranaenses tenham seu trabalho comprometido pelo descaso deste governo. Vamos continuar cobrando para que tenhamos uma educação de qualidade, com condições dignas de trabalho e aprendizado”, alertou o parlamentar. (Com assessoria)